
Eduardo Camignotto (gerente Geral de Produtos), Rebeca Wanderley (Firjan Internacional), Luiz Césio Caetano, Eduardo Eugenio, Rafael Ceconello (diretor de Relações Governamentais) e Luigi Tedeschi (coordenador de Assuntos Internacionais)Foto: Divulgação
O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, e o presidente do Conselho Superior da federação, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, estiveram na fábrica da Toyota do Brasil, em Sorocaba (SP), com o objetivo de identificar oportunidades de cooperação em temas como sustentabilidade, tecnologia e qualificação profissional. A visita, realizada nesta quarta-feira (6/8), destacou a relevância da indústria automotiva na cadeia de valor e no desenvolvimento econômico regional e nacional. Durante o encontro, o grupo dedicou especial atenção à linha de produção e aos projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D).
A Toyota, presente no Brasil há 67 anos — tendo iniciado sua primeira operação fora do Japão com a produção do Land Cruiser, em São Paulo — apresentou as soluções que vem desenvolvendo para promover a descarbonização e a eficiência energética. Entre elas, estão os veículos híbrido-flex Full (HEV-FFV), que combinam motor elétrico com motor a combustão flex (etanol/gasolina); veículos pesados movidos a biometano; e veículos leves movidos a hidrogênio. A empresa ressaltou que o modelo híbrido-flex representa uma alternativa de menor custo em termos de uso dos recursos naturais.
 |
Caetano conhecendo o modelo Prius Híbrido Flex Plug In da montadora | Foto: Divulgação |
Além dessas iniciativas, no campo de P&D, a Toyota colabora com um projeto que busca produzir hidrogênio (H2) renovável a partir do etanol. A iniciativa é realizada em parceria com a Shell Brasil, Raízen, Hytron, Universidade de São Paulo (USP), Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) e o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras. Neste projeto, o Instituto da Firjan SENAI é responsável por realizar simulações computacionais para aumentar a eficiência dos equipamentos, identificando oportunidades de aprimoramento, e elevando a taxa de conversão do etanol em hidrogênio renovável.
Membro do Wise Group — o Grupo de Notáveis que promove uma parceria estratégica entre Brasil e Japão, reunindo grandes empresas de ambos os países e presidido, no lado brasileiro, por Gouvêa Vieira — a Toyota vem mantendo uma parceria contínua com a Firjan ao longo dos anos, destacando-se tanto pela excelência operacional quanto pelas iniciativas em prol da descarbonização.
A Firjan foi recebida por Rafael Ceconello, diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da Toyota do Brasil; Roberto Braun, diretor de Comunicação e Relações Públicas; e Luigi Tedeschi, coordenador de Assuntos Internacionais da empresa. A visita visou ainda a fortalecer o diálogo entre o setor produtivo e a indústria automotiva, promover o intercâmbio de boas práticas industriais e aprofundar o conhecimento sobre os processos produtivos e de inovação da montadora, que em 2024, inaugurou um novo Centro Logístico de Peças em Sorocaba, com 55 mil m², atendendo 27 estados brasileiros e 23 países da América Latina, movimentando 1,1 milhão de peças por mês.