
Luiz Césio Caetano e Sílvia Coelho Lantimant durante visita à GranfinoFoto: Paula Johas / Firjan
O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, esteve nesta quinta-feira, 8/1, no parque industrial da Granfino, em Nova Iguaçu. Conhecida empresa fluminense que atua na industrialização, beneficiamento, embalagem e distribuição de mais de 100 produtos alimentícios em geral e de nutrição animal, a Granfino celebra, em 2026, 75 anos de existência.
Durante a visita, Caetano esteve acompanhado pela presidente do Conselho da Granfino, Silvia Coelho Lantimant, que também é vice-presidente da Firjan Nova Iguaçu e região. O presidente da federação conheceu as instalações das cinco unidades fabris que compõem o parque e que abrigam cerca de 600 funcionários.
 |
| Farinha de mandioca é um dos produtos mais vendidos pela Granfino | Foto: Paula Johas / Firjan. |
O encontro foi também uma oportunidade para o debate sobre práticas comerciais, precificação de produtos, cargas tributárias e questões ligadas, por exemplo, ao roubo de cargas.
“Sabemos que os desafios são constantes. Por isso, visitas às empresas são muito importantes, para entendermos as dores e identificarmos diferentes atores que, por vezes, vivenciam as mesmas problemáticas”, afirmou Caetano, ressaltando a solidez sobre a qual a empresa foi erguida.
Com uma história que começou no início dos anos 50, a Granfino se tornou, em pouco tempo, líder em refino e venda de fubá e farinha de mandioca no estado. Posteriormente, outros produtos foram sendo incorporados, como azeite de oliva e cereais. E, por fim, em 2003, a marca passa a atuar com nutrição animal.
Silvia Coelho Lantimant destacou a forte presença da Granfino no estado, em todos os seus 92 municípios. Ela é filha de Silvio, um dos irmãos Coelho que adquiriram a empresa em 1963. “Eles vieram do varejo, do mercado e da feira. Foram crescendo, chegando a ter uma rede com 20 mercados. Compraram a Granfino ainda como uma pequena fábrica de farinha e fubá e foram entrando em outras áreas de produção. Hoje, somos uma das poucas empresas que faz tudo no mesmo espaço”, contou Silvia, que ainda é coordenadora da Câmara Técnica de Alimentos do Conselho Empresarial de Agronegócios, Alimentos e Bebidas da Firjan, do qual também é membro, e diretora suplente do CIRJ.
 |
| Silvia e Caetano em um dos armazéns da empresa | Foto: Paula Johas / Firjan. |