
Luiz Césio Caetano, Alckmin e Eduardo Eugenio Gouvêa VieiraFoto: Cadu Gomes | Vice-presidência da República
Vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin recebeu o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, na capital federal na terça-feira, dia 29/7. O encontro também teve a participação do presidente do Conselho Superior da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieria.
Em pauta, a entrada em vigor das novas tarifas do governo dos EUA sobre produtos brasileiros, prevista para a próxima sexta, 1/8. Caetano entregou dados levantados pela Firjan que mostram que o prejuízo para o estado do RJ pode chegar a R$ 830 milhões. O presidente da Firjan também compartilhou que a federação está fazendo uma pesquisa com sua base empresarial para avaliar os impactos sobre a indústria fluminense. Os resultados serão enviados aos especialistas do Ministério.
Geraldo Alckmin destacou que o governo está atuando diplomaticamente com os EUA para tentar reverter a decisão. Mas, caso a medida entre em vigor, o vice-presidente e ministro disse buscará alternativas para auxiliar as empresas para que os impactos sejam minimizados. Ele ressaltou, inclusive, contar com a parceria da Firjan para entender quais são as necessidades dos empresários.
Diretoria da CNI também debate tarifaço
Na terça, dia 29/7, também foi realizada, em Brasília, reunião de diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O tema principal foi a proximidade do início da aplicação, pelos Estados Unidos, da tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil.
Dirigentes de federações manifestaram grande preocupação com os impactos da medida para as cadeias produtivas locais, incluindo perda de mercado, de competitividade e de empregos.
Luiz Césio Caetano e Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, que também são diretor e vice-presidente da CNI, respectivamente, participaram do encontro