Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Competitividade / Firjan

Três Rios vai ganhar Laboratório de Construção Civil com ensaios e avaliações da Norma de Desempenho

Os ensaios avaliam o desempenho acústico e avaliação computacional de desempenho térmico e lumínico, certificando e valorizando empreendimentos do setor da Construção Civil.

Os ensaios avaliam o desempenho acústico e avaliação computacional de desempenho térmico e lumínico, certificando e valorizando empreendimentos do setor da Construção Civil.Foto: Vinicius Magalhães

11/12/19 10:58  -  Atualizado em  12/12/19 18:04

O município de Três Rios, no Centro-Sul Fluminense, vai ganhar um Laboratório de Construção Civil dedicado às análises e ensaios da ABNT NBR 15575, também conhecida como Norma de Desempenho Habitacional. A unidade será uma das três existentes no país que podem realizar análises e ensaios técnicos, incluindo acústica atendendo a clientes de todas as regiões do país.

Cerca de R$ 6 milhões serão investidos na construção, adaptação de espaços de aproximadamente 884 m² dentro do terreno da Firjan SENAI, além da aquisição de equipamentos que permitirão a ampliação o portfólio de serviços. Atualmente, a Firjan SENAI já oferece uma série de ensaios tecnológicos voltados para as indústrias da construção, cerâmica, concreto e tintas imobiliária, na unidade da Firjan SENAI (Rua Isaltino Silveira, 90 – Cantagalo).

“Os ensaios vão garantir a qualidade dos produtos e dos processos atendendo às exigências técnicas para vários requisitos importantes em uma edificação. Assim teremos obras mais seguras e com vida útil longa, respeitando o desempenho acústico e térmico, durabilidade e segurança estrutural e contra incêndios”, destacou Waldir dos Santos Junior, Presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Três Rios e região (Sindicon TR).

O novo serviço é uma demanda do setor, que precisa atender às exigências da ABNT NBR 15575, em vigor desde 2013. Os ensaios avaliam o esforço estático em guarda-corpo, estanqueidade em esquadrias, permeabilidade das paredes, ações de calor e choque térmico, desempenho acústico e avaliação computacional de desempenho térmico e lumínico, certificando e valorizando empreendimentos do setor da Construção Civil e contribuindo com edificações mais eficientes e seguras.

Segundo Joana Rosa Ribeiro, especialista em Gestão Tecnológica da Gerência de Tecnologia da Firjan, o principal motivo para surgimento da metodologia de desempenho em edificações no Laboratório de Construção Civil foi a necessidade de obter métodos construtivos inovadores para a indústria. “Buscamos por meio de avaliações de sistemas, o conceito de desempenho em toda as fases de concepção do produto, desde materiais até ambientes construídos, priorizando soluções tecnológicas”, explicou.

VISTA A_REA_png.png

Empresário do segmento de cerâmicas, Luis Lima, ressaltou que este laboratório poderá contribuir muito para que a indústria avance em novos projetos e inovações de produtos. “Com esta nova estrutura as indústrias poderão dar vida às suas inovações, já que muitas vezes as empresas pensam em melhorias, mas não conseguem testá-las e comprovar sua funcionalidade e aplicabilidade”, disse.

As obras do novo espaço deverão iniciar em fevereiro com previsão de inauguração do Laboratório no segundo semestre de 2020. Mais informações sobre os ensaios e avaliações podem ser obtidas pelos telefones: (24) 2255-5399 e (24) 2251-9257.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida