Com exoesqueletos, luvas inteligentes e sensores capazes de identificar características de artefatos, o “Torneio SESI de Robótica - Regional Rio de Janeiro Powered by Equinor” chegou ao fim reunindo mais de 500 estudantes de todo o Rio de outros estados. Realizada na Escola Firjan SESI Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a competição classificou 10 equipes – seis na FLL e quatro na FTC – para etapa nacional em São Paulo, no ano que vem, onde disputarão uma vaga no Mundial em Houston, nos EUA.
Oferecida pela Equinor, empresa global de energia presente no Brasil há mais de 20 anos, a competição teve como tema deste ano a Arqueologia (“Unearthed”, do inglês Desenterrado). Os vencedores classificados para a etapa Nacional são de escolas de São Gonçalo, Resende, Barra do Piraí, Barra Mansa, Volta Redonda e Rio, além dos estados do Espírito Santo e Bahia.
Eles disputaram com 61 equipes, num total de cerca de 500 estudantes de 9 a 15 anos de escolas públicas, privadas, ONGs e equipes de garagem (formada por grupo de amigos sem vínculo escolar) de todo o Rio e dos estados do Espírito Santo e Bahia. As missões simulavam missões ligadas à arqueologia, desbravando terrenos e demais ações realizadas por robôs feitos com peças de Lego e máquinas semi-industriais.
“A edição deste ano contou com um componente especial que foi atrelar a robótica à história e à importância da manutenção do patrimônio histórico da sociedade. Unindo passado e futuro, os estudantes ganharam uma visão macro para desenvolverem outras disciplinas tradicionais, além de habilidades técnicas e emocionais tão destacadas por todos os jovens que participam deste torneio”, destacou o diretor de Educação e Cultura da Firjan SENAI SESI, Vinicius Cardoso.
“O sucesso deste torneio é a prova viva do que podemos alcançar quando unimos esforços para o desenvolvimento local. Com esta parceria com o Firjan SESI, celebramos a inovação e o aprendizado das novas gerações e também reafirmamos o compromisso da Equinor em fornecer o suporte necessário para que esses jovens transformem a sociedade. Essa iniciativa é o início das oportunidades futuras que virão”, declara Jacopo Iorino, diretor de Comunicação da Equinor no Brasil.
2ª Mostra Cine SESI
O evento contou ainda com a exibição de filmes da Mostra Cine SESI e o Seminário STEAM, sobre a metodologia que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, fortalecendo práticas educacionais criativas e interdisciplinares. Ao todo, foram produzidos 61 curtas por estudantes de todas as unidades da rede Firjan SESI, cujos filmes retrataram estudantis temáticas diversas que vão de meio ambiente a conflitos escolares e questões relacionadas à juventude e à sociedade.
Dos 61 curtas, 30 foram premiados em categorias variadas – entre eles o de Melhor Filme por voto popular, que ficou com a Firjan SESI Nova Iguaçu; Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Cartaz, com a Firjan SESI Maracanã; e Melhor Documentário, com a Firjan SESI Tijuca.
Sobre o Torneio
A FLL envolve quatro avaliações: Core Values, Design do Robô, Desafio Robô (arena) e Projeto de Inovação, que correspondem à qualidade e profundidade das pesquisas científicas, trabalho em equipe, montagem e programação realizadas para desenvolver as missões e o funcionamento em si. Já na FTC são avaliados ainda outros atributos como inovação e a criação de estratégias de gerenciamento dos projetos.
 |
| Torneio contou com robôs fabricados com peças de Lego e de porte semi-industrial | Foto: Tiago Oliveira/Firjan |
Sobre a Equinor
A Equinor é uma empresa internacional de energia comprometida com a criação de valor a longo prazo em um futuro de baixo carbono. No Brasil – área estratégica internacionalmente para a companhia – o portfólio crescente conta com ativos em óleo e gás (O&G) e em energias renováveis. Em O&G, a companhia desenvolve o Projeto Raia, e conta com ativos em produção, como Bacalhau e Roncador. Em renováveis a empresa possui ativos em energia solar em operação – os complexos solares Apodi e Mendubim – e o complexo híbrido Serra da Babilônia, operado pela Rio Energy, empresa líder em energia renovável onshore no país, adquirida pela Equinor em 2023.
Equipes classificadas para a etapa Nacional
Na categoria “FIRST LEGO League Challenge (FLL)” estudantes de 9 a 15 anos foram desafiados a projetar e construir robôs de pequeno porte usando tecnologias Lego.
- Medal Hunters High, da Firjan SESI Barra Mansa
- RVR Technobots, da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro, de Volta Redonda
- Smart LEGO Júnior, da Firjan SESI Resende
- FrancoDroid, do Liceu Franco Brasileiro, do Rio
- Pac Bots, da Firjan SESI Barra do Piraí
- RexTech, da Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes, de Nova Iguaçu
Houve ainda premiações em outras categorias que correspondem à qualidade e profundidade das pesquisas científicas, trabalho em equipe, montagem e programação realizadas para desenvolver as missões e o funcionamento em si. O técnico Eduardo Conceição, da Firjan SESI Região dos Lagos, ganhou como melhor técnico, ao lado de Cláudio Veiga, da Faetec. A Medal Hunters ganhou na categoria Desempenho do Robô; a Asas da Firjan SESI Petrópolis, venceu em Design de Robô; e a Alpha, da Firjan SESI Jacarepaguá, na categoria Core Values. A Firjan SESI São Gonçalo ganhou ainda o melhor Projeto de Inovação.
Já na categoria “FIRST® Tech Challenge (FTC)”, participaram equipes de até 15 estudantes a partir do 8º ano até o Ensino Médio, responsáveis por projetar, construir, programar e operar robôs semi-industriais, competindo em um desafio em formato de aliança.
- Tech Fênix, da Firjan SESI São Gonçalo
- Tech Dragons, CAT Jones dos Santos Neves, do Espírito Santo
- Atlas, CAT Helcio Rezende Dias, do Espírito Santo
- Hydra, Escola SESI Djalma Pessoa, da Bahia