
Equipes da Firjan SESI disputam com mais de 2 mil jovens uma vaga no torneio mundial nos EUAFoto: Gérson Gonçalo/Firjan
Após meses dedicados à programação e construção de robôs, oito equipes de robótica de sete unidades Firjan SESI participam do Festival SESI de Educação, que acontece desde terça-feira até sábado (11 a 15/03). Os jovens com idades entre nove e 19 anos estarão ao lado de mais de 2 mil estudantes das redes SESI SENAI, públicas e privadas de todo o país, disputando a etapa nacional classificatória que dará uma vaga no torneio mundial de robótica, em Houston, nos Estados Unidos.
As equipes Firjan SESI participam em três categorias: na FIRST LEGO League Challenge (FLLC), alunos de 9 a 15 anos das unidades Firjan SESI Maracanã, Barra Mansa e Barra do Piraí constroem robôs com peças Lego que devem cumprir uma série de atividades, além de criarem um projeto de inovação cujo tema este é a resolução de problemas no oceano; na FIRST Tech Challenge (FTC), estudantes do Ensino Médio da Firjan SESI Jacarepaguá e São Gonçalo constroem robôs semi-industriais de até 19kg; e na FIRST Robotics Competition (FRC) – conhecida como Olimpíada da Robótica –, alunos do Ensino Médio de Jacarepaguá, Resende e Friburgo constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 55kg e têm mais de 1,5 metro de altura. Nesses últimos dois, eles precisam ainda elaborar um plano para democratizar o ensino da Robótica e buscar parcerias de empresas.
Vinícius Cardoso, diretor de Educação e Cultura da Firjan SENAI SESI, enfatiza a importância de se investir na participação dos jovens em eventos como este. “A Robótica é uma disciplina prática que desafia os alunos a aprimorarem tanto suas habilidades técnicas quanto suas competências interpessoais. Ao mergulharem nesse universo, nossos estudantes não apenas aprendem a lidar com tecnologias avançadas, mas também perdem o medo do desconhecido, sentindo-se cada vez mais confortáveis com as inovações que moldarão o futuro”, destacou.
O evento, que tem como tema deste ano os oceanos, é aberto ao público e será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Aluno do 2º ano do Ensino Médio da Firjan SESI Maracanã, Breno Alencar Magalhães tem 15 anos e participa pela primeira vez do torneio – mas, mais do que isso: será a primeira vez também que viajará de avião. E já pensa em voos mais altos. “É a realização de um sonho, mas já sonhamos também com os EUA (onde acontece a etapa mundial), e estamos trabalhando para isso. Mas, independentemente do resultado, a Robótica já vem me ajudando muito em disciplinas como Física e Matemática, então já está contribuindo para que eu me torne um profissional de TI, que é meu grande objetivo”.
O gerente de Educação Básica da Firjan SESI, Vinícius Mano, reforçou a oportunidade de interação e de troca de experiências. “O Festival proporciona aos estudantes a chance de expandir seus horizontes, criando conexões valiosas com colegas de diversas instituições de todo o país. Assim eles trocam inspirações com centenas de crianças e jovens tão engajados e motivados a desenvolver soluções criativas para questões que afetam a todos nós, contribuindo para um futuro mais promissor”, afirmou.
Serão classificados para o mundial nos Estados Unidos – que acontece entre 16 e 19 de abril – três competidores da FLLC, três da FTC e quatro da FRC. As competições abrangem ainda troféus em categorias como Core Values, Design do Robô, Desafio Robô (arena) e Projeto de Inovação, que correspondem à qualidade e profundidade das pesquisas científicas, trabalho em equipe, montagem e programação realizadas para desenvolver as missões e o funcionamento em si. A Firjan SESI estimula e promove a Robótica em suas escolas com o objetivo de incentivar a criatividade, o pensamento científico e habilidades práticas, promovendo disciplinas como Ciências, Matemática, Tecnologia e Engenharia.

Na categoria FLLC, eles constroem robôs com peças de lego

Os alunos apresentam seus projetos no estandes montados no evento

Eles competem numa arena onde têm de cumprir uma série de desafios

Na categoria FRC, os robôs ultrapassam 1,5 metro de altura

Em disputa, 10 vagas para o Torneio Mundial em Houston, nos EUA

Eles também têm que elaborar um projeto de inovação

Mais de 2 mil jovens de todo o país participam desta edição

Na edição deste ano, a arena simula ações no fundo do oceano

O desenvolvimento da oratória e de disciplinas como matemática são os maiores prêmios

São quatro categorias ao todo, que se diferem pelo tamanho dos robôs