
Tocha olímpica foi carregada por Mirella, aluna do Atletas do Futuro da Cidade de DeusFoto: Tiago Oliveira - Above Studios / Firjan
A celebração dos 15 anos do SESI Cidadania foi finalizada em grande estilo durante o último sábado, 29/11. O programa Atletas do Futuro reuniu, em seu primeiro torneio de integração, cerca de 1.200 crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 17 anos, na Firjan SESI Nova Iguaçu. Oriundos de 23 comunidades da região metropolitana, os jovens atletas competiram nas modalidades futebol, futsal, atletismo, vôlei de areia, natação, judô, jiu-jitsu e muay thai.
Criado em 2011, o Atletas do Futuro compõe as ações promovidas pelo SESI Cidadania e já realizou em torno de 530 mil atendimentos ao longo de seus 14 anos de atividades ininterruptas. Só em 2025, foram feitos 4.157 atendimentos. Além de proporcionar lazer e ensinar valores por meio do esporte, o programa incentiva, sobretudo, a construção e o exercício da cidadania. E o torneio é mais uma ferramenta para promover o espírito de união, solidariedade, inclusão, diversidade e respeito.
Conheça todas as atividades do SESI Cidadania
“Que momento especial, que esperamos há muito tempo. Este é o primeiro torneio integrador completo do SESI Cidadania, que esta data especial de 15 anos do programa. O esporte é uma ferramenta de extremo valor para o desenvolvimento humano. Queremos que vocês aproveitem muito os jogos!”, saldou Carlos Magno Lucas, gerente geral de Relacionamento para Negócios da Firjan SENAI SESI.
 |
| Alegria e torcida marcaram a primeira edição do torneio | Foto: Tiago Oliveira - Above Studios / Firjan. |
Este é o primeiro torneio integrador completo do SESI Cidadania, que esta data especial de 15 anos do programa. O esporte é uma ferramenta de extremo valor para o desenvolvimento humano. Carlos Magno Lucas, gerente geral de Relacionamento para Negócios da Firjan SENAI SESI.
“Quando trabalhamos o esporte em cada um dos mais de 30 territórios onde o SESI Cidadania está inserido, criamos vínculos que começam com o interesse pelo esporte, mas que vão muito além da habilidade física”, afirmou Eliane Damasceno, gerente de Responsabilidade Social da Firjan SESI.
“A proposta é celebrarmos talentos, oportunidades e futuro. Mais do que medalhas, queremos que cada participante leve a certeza de que pertence, de que pode e de que não está só. O esporte abre caminhos e, juntos, estamos abrindo muitos”, completou Maria Cristina Magalhães, coordenadora do SESI Cidadania.
Para além das competições, o torneio contou com o Espaço do Atleta, onde foram oferecidas atividades realizadas pela Firjan SESI em parceria com instituições como o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com uma exposição cultural com ítens históricos contando um pouco sobre os Jogos Olímpicos; a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD); a Lei Seca; as faculdades Unisuam e Estácio de Sá, com oficinas de fisioterapia e arbitragem; Águas do Rio, ofertando ilha de hidratação para os presentes; e as Indústrias do Conhecimentos, também do SESI Cidadania, com oficinas de robótica.
 |
| Ginásio da Firjan SESI Nova Iguaçu recebeu 1200 atletas | Foto: Tiago Oliveira - Above Studios / Firjan. |