
José Américo Carvalho de Farias, vice-presidente do Sindvest Nova Friburgo.Foto: Divulgação | Firjan
A Firjan, em parceria com o Sebrae, realizou na quinta-feira, dia 22/1, em Nova Friburgo, o “Giro do Conhecimento – Moda”, encontro voltado para o fortalecimento do Polo de Moda Íntima, na região Centro-Norte Fluminense. O evento reuniu cerca de 60 empresários, empreendedores e profissionais da cadeia produtiva para discutir tendências e perspectivas do mercado.
“Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações já em andamento e inclui, por exemplo, a escuta técnica realizada, em 2025, com empresários do setor em Nova Friburgo”, destaca José Américo Carvalho de Farias, vice-presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest).
Durante o encontro, foram apresentados dados sobre comportamento do consumidor, movimentações do setor e oportunidades para impulsionar os negócios locais. Especialista em Inovação Empresarial da Casa Firjan, Nathália Coelho abordou o cenário atual da indústria da moda, as transformações em curso e os novos desafios impostos pelo mercado. E Katherine Scaliaris, especialista da Start - WGSN, apresentou tendências e estratégias de moda, comportamento e consumo.
A iniciativa integra uma agenda itinerante que percorre diferentes regiões do estado, com o objetivo de estimular a troca de conhecimento, ampliar conexões entre empresas e apoiar o desenvolvimento competitivo do segmento fluminense.
De Nova Iorque para a capital da Moda Íntima: Guia de Tendências - Moda Verão 2026-2027
Durante o encontro, os participantes receberam um ‘Guia de Tendências - Moda Verão 2026-2027’, fruto de uma pesquisa realizada pelo Sindvest em Nova Iorque que integra informações estratégicas sobre consumo, design, sustentabilidade e novos modelos de negócio.

“Esse é o resultado de uma parceria entre o Sindvest, a Firjan e o Sebrae-RJ, pensado como uma ferramenta prática para apoiar as empresas do setor na tomada de decisão, ajudando a antecipar movimentos de mercado, entender o comportamento do consumidor e identificar oportunidades de inovação e posicionamento competitivo”, ressalta José Américo.
De 9 a 11/6, Nova Friburgo, reconhecida oficialmente como a capital da moda íntima, será o cenário da maior feira do segmento no Brasil, a Fevest, promovida pelo Sindvest, que chega à 35ª edição. O evento quer transformar a inspiração em guia para a criatividade e a inovação, tendo esses pilares como norte para os negócios.