
Luiz Césio Caetano (Firjan) e Renato Barbosa (Coca-Cola Andina)Foto: Vinícius Magalhães
Uma área de 2,2 milhões de m2, onde a atividade industrial e o cuidado com o meio ambiente caminham juntos para o desenvolvimento econômico e social na Baixada Fluminense, com a geração de 1.100 empregos diretos, oportunizando a formação profissional qualificada em Duque de Caxias. Esses são alguns dos marcos da fábrica da Coca-Cola Andina Brasil, que, além de produzir no estado do Rio de Janeiro a bebida que é mundialmente conhecida, há um ano iniciou um novo segmento, o cervejeiro. E para conhecer essa estrutura, o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, visitou na última quarta-feira (27/5) as instalações na região da Taquara, bairro do município da Baixada.
“Temos no estado do Rio de Janeiro essa fábrica de grande porte, oportunizando o desenvolvimento econômico e social, investindo em tecnologia e na formação profissional especializada para o negócio. Essa é uma estrutura surpreendente, com possibilidade de crescimento, sem deixar de lado a preservação do meio ambiente”, destacou Caetano.
CLIQUE AQUI E confira as fotos
A fábrica da Coca-Cola Andina em Duque de Caxias é responsável por uma produção média de aproximadamente 280 mil litros de bebidas por dia: refrigerantes, água e cerveja. Ao longo do mês, chega a produzir aproximadamente 8,4 milhões de litros em produtos.
Empresas como essa mostram o potencial do nosso estado para a atividade industrial, com investimentos que impulsionam a nossa economia, gerando empregos e qualidade de vida para a população. Luiz Césio Caetano
E para garantir a distribuição diária para as áreas de abrangência: Rio de Janeiro, Espírito Santo, interior São Paulo e Minas Gerais, além de planejamento e estratégia, a tecnologia e a mão de obra qualificada são fundamentais. Além da unidade de Duque de Caxias, que iniciou a atividade em 2017, a Coca-Cola Andina possui, no Estado do Rio de Janeiro, uma outra unidade em Jacarepaguá. Para a atuação na Baixada Fluminense, 800 funcionários estão ligados diretamente à linha de produção. Com os que atuam na área comercial, o número de colaboradores chega a 1100.
“A execução de um projeto dessa magnitude depende de um grupo coeso, com convicção em nosso portfólio e produtos. Este projeto tem apresentado grande sucesso, alcançando os melhores indicadores de produtividade do sistema Coca-Cola em âmbito mundial. Somos a única fábrica a produzir cerveja, o que representa um acréscimo notável ao nosso plano original”, destacou o presidente da Coca-Cola Andina, Renato Barbosa, ressaltando que a valorização da mão de obra é um marco na empresa. “Nossa visão é clara: melhorar a qualidade de vida de todos. Investimos em tecnologia de ponta e nos melhores equipamentos disponíveis. Nosso maior orgulho reside na construção de uma equipe sólida, composta, em grande parte, por pessoas da cidade e da região, que evoluem em suas carreiras, ocupando cargos de liderança”, complementa.
 |
| Foto: Vinícius Magalhães |
Os funcionários, em sua maior parte, são moradores da região e adquiriram formação especializada após ingressar na empresa. Os cursos profissionalizantes oferecidos pela Firjan SENAI garantem a formação técnica de uma boa parcela dos colaboradores. “Temos vários casos de pessoas que foram contratadas para serviços operacionais e que, com o nosso incentivo e oportunidade de crescimento, buscaram especialização e estão em cargos de liderança”, contou Rodrigo Tavares, gerente industrial, valorizando que tem sido crescente o número de mulheres com atuação de destaque na empresa.
Cerca de 50% da nossa mão de obra foi formada pela Firjan SENAI. Rodrigo Tavares, gerente industrial
O investimento em tecnologia tem garantido a expansão dos negócios e a entrada no novo segmento de mercado. A nova divisão que abriga a cervejaria conta com projeto inovador, dando à fábrica um design diferenciado em que é possível acompanhar todo o processo de produção automatizado, sem deixar a tradição da fabricação da cerveja de lado.
Esse foi o desafio do mestre cervejeiro Sidney Belchior, que iniciou a vida profissional na Firjan SENAI. “Tínhamos o desafio de fazer uma fábrica inovadora, sem deixar de lado a tradição da cerveja. Precisávamos olhar para dosagens automáticas, com o uso de machine learning, tendo que ser referência em sustentabilidade”, conta. Ser sustentável é uma concepção que acompanha a Coca-Cola Andina desde a sua instalação. Para dar início às atividades no local, houve investimento na recuperação do terreno, incluindo a revitalização da represa local, a criação de uma área de proteção ambiental e o desenvolvimento de programas de educação ambiental para a comunidade. Todo o sistema de iluminação conta com projeto que prevê o aproveitamento da iluminação natural em vários ambientes da fábrica.
Com toda a estrutura que possibilita a continuidade do crescimento, a fábrica está sendo preparada para aumentar a produção e atender a demanda de mercado. Na área da cervejaria, além da Therezópolis, em seus diferentes tipos, há a licença para produzir outras marcas, como Estrella Galicia e Cerpa, e a preparação para a fabricação de cervejas sem álcool.