A Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ; a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro – FECOMÉRCIO RJ; e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro - Firjan, vêm, em uníssono, manifestar sua total desaprovação com a transferência da sede da Superintendência de Seguros Privados - SUSEP, do Rio de Janeiro para Brasília, conforme publicado no decreto 12.616, de 8 de setembro de 2025, pelo governo federal.
Essa equivocada e inaceitável medida carece de justificativa técnica e compromete a economia, os empregos e a importância de nossa cidade e estado.
Afinal, a SUSEP, pela sua relevância institucional, aglutina no Rio um conjunto expressivo de organizações privadas do setor.
Temos absoluta convicção que o bom senso e o respeito à economia e aos empregos dos cariocas e fluminenses prevalecerão e, por isso, é fundamental que seja revista essa decisão com urgência e justiça histórica, suspendendo os efeitos do referido decreto por meio de iniciativa legislativa, preservando assim os legítimos interesses econômicos e institucionais do estado do Rio de Janeiro.
