
Jean Guagni Marcovaldi, empresário do setor de mármore e granito, foi homenageado.Foto: Paula Johas / Firjan
A comemoração dos 90 anos do Sindicato da Indústria de Mármores, Granitos e Rochas Afins do Estado do Rio de Janeiro (Simagran-Rio) foi realizada na Casa Firjan, na sexta-feira, 20/9. O sindicato luta pelo fortalecimento de um setor importante para a economia, que se destaca na cadeia de valor da construção civil. Três empresários, também nonagenários, foram homenageados pela contribuição à indústria de mármores e granitos. São muitos anos de conquistas para alavancar esse segmento.
“Quero transmitir a todos os meus companheiros a importância e gratidão pelos 90 anos do Simagran-Rio. Inserido na cadeia de valor da construção civil, o sindicato completa nove décadas de relevantes contribuições para a indústria do nosso estado e do nosso país. Na figura de Mauro Varejão, presidente do Sindicato, saúdo a todos os empresários do setor de mármores e granitos. E que venha o centenário!”, ressaltou Luiz Césio Caetano, 1º vice e presidente eleito da Firjan, em mensagem enviada por vídeo.
O apoio da Firjan para o Simagran-Rio participar de feiras nacionais e internacionais foi fundamental no crescimento desse mercado. Mauro Varejão, presidente do Sindicato, aproveitou para lançar a feira de revestimentos, Revest Rio 2025, que será realizada no início de junho.
“90 anos são 90 anos. Até uma pessoa quando chega a essa idade a gente comemora bastante. Imagine um Sindicato de Mármore. Existem 1.200 marmorarias no estado, sendo 850 no Grande Rio. Somos um sindicato que luta pelos interesses das empresas e por isso sobrevivemos. Trazemos novas perspectivas para a indústria de mármore voltar a crescer e a exportar. Está voltando a moda de se fazer banheiros e bancadas em mármore e granito. Queremos passar a exportar esses produtos já prontos e lutar pelo fim da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no setor, que hoje é de 5%”, contabiliza Varejão.
Também presente, Leonardo Edde, vice-presidente da federação, revelou ser formado em engenharia civil, embora tenha feito carreira como cineasta. “Não é todo mundo que consegue ter um sindicato de 90 anos. O Sindicato Interestadual da Indústria de Audiovisual (Sicav), que eu presido, faz 80 este ano. Ao longo do tempo, o Simagran-Rio teve muitas iniciativas e, com orgulho, nós da Firjan participamos com ele em diferentes áreas. Que os próximos anos continuem sendo de muitas realizações para o desenvolvimento do setor e do nosso estado”.
Histórias do Simagran-Rio
Criado em 19/09/1934, o Sindicato das Indústrias de Mármores e Pedreiras reuniu imigrantes que lutaram na 2ª Guerra Mundial. Um deles, Jean Guagni dei Marcovaldi, 99 anos, foi um dos homenageados da noite. Estudou Química na Itália e chegou com 20 anos ao Brasil, onde trabalhou na marmoraria do tio. Em 1968, fundou a própria empresa, a Marcovaldi Comércio de Produtos para Mármores e Granitos.
“Estou muito honrado e desejo que outros cheguem a minha idade, 99 anos. Com 150 anos estarei aqui, recebendo homenagens”, resumiu Marcovaldi, que foi pessoalmente receber a placa.
Os outros dois homenageados foram representados por familiares: Giorgio Veneziani, italiano, foi o engenheiro responsável pelos revestimentos de mármores dos Palácios da Alvorada, do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Itamaraty, além da Catedral e da sede do Banco do Brasil, todos na então nova capital federal. Já Dante Zeferino Nápoli foi presidente do Simagran-Rio de 1960 a 1966. Advogado, trabalhou junto com seu cunhado Veneziani nas obras públicas em Brasília.