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Empresários de joias e bijuterias discutem desafios e tendências para o setor

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Publicado em 20/11/2023 15:18  -  Atualizado em  20/11/2023 15:21

Exportar o design de joias brasileiro e seu produto final, garantindo a rastreabilidade de cada peça oriunda de garimpo artesanal sustentável, é um dos desafios analisados no 10º Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias, que reuniu empresários da área, em 10/11, na Casa Firjan, ambiente que une inovação, educação, criatividade e tendências para a construção de futuros. “Os dirigentes desse setor estão comprometidos com a qualificação profissional e com a inovação tecnológica, que tem no LabJoias da Firjan SENAI um centro de referência em joalheira sem paralelo em todo o Brasil”, destacou Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da Firjan, na abertura do evento.

O evento contemplou oficinas e palestras com especialistas do setor, com objetivo de aumentar a percepção do valor do sindicato entre associados e toda a cadeia do setor de moda e bijuterias, contribuindo com inovação, melhoria e produtividade da indústria. “Queremos conquistar os consumidores jovens, antenados, que lutam pela sustentabilidade, sensibilizando o potencial do setor. Queremos exportar nosso design, nossas joias, enfatizando a rastreabilidade das pedras e a conexão com a tecnologia. Em breve vamos ter um projeto desenvolvido com a Firjan SENAI para aproveitamento de resíduos sólidos”, ressaltou Carla Pinheiro, presidente da Ajorio e do Sindijoias.

Confira abaixo a íntegra do seminário:



Com apoio da Firjan e do Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos e promovido pelo Sindicato das Indústrias da Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Estado do Rio de Janeiro (Sindijoias) e pela Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio (Ajorio), o evento tratou também de inovações técnicas, como o uso de inteligência artificial na indústria, e de aspectos regulamentares do comércio de joias, como a certificação de metais preciosos. A imagem do setor foi tema de painel que teve apresentação de Carla Pinheiro, que também preside o Conselho Empresarial de Mulheres da federação; e de Flávio Castro, sócio-diretor da agência de comunicação corporativa FSB. Enquanto Castro enfatizou a demanda atual da sociedade para que os setores empresariais estejam à frente das soluções, liderando mudanças sustentáveis, Carla Pinheiro destacou a necessidade de conquistar os jovens consumidores, que rejeitam práticas que agridam o meio ambiente.

“O Sindijoias é a entidade com maior índice de aproveitamento de vagas em nossos cursos, preenchendo 200 vagas por ano. Em 2023, além de receber os alunos de qualificação setorial, realizamos mais de100 atendimentos de demandas externas E desde o mês passado, o LabJoias abriu o projeto Elabora, um programa de formação em ourivesaria para mulheres universitárias de baixa renda”, acrescentou Caetano. 

O seminário contou ainda com debates sobre as iniciativas em direção ao ouro certificado e o selo IBGM; sobre oportunidades para as empresas dentro do Projeto Conexão Moda Joia do Sebrae Nacional, IBGM e associações estaduais; além de uma palestra sobre excelência na gestão de estoque.

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