
Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, na abertura do evento.Foto: Vinicius Magalhães / Firjan
Realizado pela Firjan SESI e voltado para lideranças empresariais, profissionais de RH e saúde corporativa, pesquisadores, representantes de entidades públicas, startups e empreendedores, o Saúde Talks 2025 chegou à sua quarta edição. O evento reuniu cerca de 600 pessoas na Casa Firjan nesta quarta-feira, 3/12.
Inovação, tecnologia e sustentabilidade estiveram entre as temáticas do evento, assim como o olhar para a saúde pública como mecanismo de impacto social e desenvolvimento econômico. Na programação, estiveram presentes representantes de grandes empresas, como Petrobras, Coca-Cola Latam, Lubrizol, Gerdau, Ternium, Boehringer Ingelheim e Takeda do Brasil, entre outras.
“O Saúde Talks é uma ação relacionada ao Movimento Empresarial pela Saúde (MES), que reúne lideranças público-privadas com o objetivo de construir uma agenda propositiva da Indústria, visando promover o acesso, fortalecer o sistema de saúde e melhorar a qualidade de vida do trabalhador e da população em geral”, explicou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.
 |
| Fausto Augusto Junior (SESI), Luiz Césio Caetano (Firjan), Margareth Dalcolmo e Claudia de Mello (SES-RJ) | Foto: Vinicius Magalhães / Firjan. |
O evento ainda contou com pesquisadores de importantes instituições, como Fiocruz, Ministério do Trabalho e Emprego, Departamento Nacional do SESI e Unicef Brasil; e universidades como UFRJ, USP e ESPM. Entre as palestrantes, um dos destaques foi Margareth Dalcolmo, membro titular da Academia Nacional de Medicina. Ela foi escolhida Personalidade do Ano 2020 pelo prêmio Faz Diferença, uma parceria entre a Firjan e o jornal O Globo, como fez questão de ressaltar Luiz Césio Caetano em sua fala de abertura. O presidente ainda destacou a presença de Flávio Canto, medalhista olímpico no judô e diretor do Instituto Reação.
Nesta quarta edição, constatamos uma parceria cada vez mais forte com o ambiente de saúde pública. Reforçamos parcerias com o Ministério da Saúde e as ampliamos também a níveis estadual e municipal. Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
“Nesta quarta edição, constatamos uma parceria cada vez mais forte com o ambiente de saúde pública. Reforçamos parcerias com o Ministério da Saúde e as ampliamos também a níveis estadual e municipal”, reiterou o presidente.
Parcerias que objetivam melhorar a saúde do trabalhador
Para exemplificar a fala de Caetano, o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, e a secretária estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Claudia de Mello, estiveram na abertura do Saúde Talks. Fausto Junior defendeu a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional e os desafios atuais da Indústria no que diz respeito à saúde do trabalhador.
“Estamos envelhecendo e isso nos traz grandes desafios. O SESI, que ano que vem completa 80 anos, como a primeira iniciativa de construção de direito social do Brasil, voltada à saúde, educação, cultura e esportes, bases do nosso sistema de seguridade, carrega agora a tarefa de atualizar essa discussão. Temos tradição em saúde ocupacional. Mas, no contexto da transição geracional, precisamos ampliar o olhar. É urgente considerar os trabalhadores que adoecem em razão do envelhecimento", comentou.
Fausto Junior destacou que o SESI vem atuando com foco em linhas de cuidado e prevenção de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e câncer.
 |
| Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI | Foto: Vinicius Magalhães / Firjan. |
Temos tradição em saúde ocupacional. Mas, no contexto da transição geracional, precisamos ampliar o olhar. É urgente considerar os trabalhadores que adoecem em razão do envelhecimento. Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI.
A vacinação dos trabalhadores da indústria também foi enfatizada por Emmanuel Lacerda, superintendente de Saúde e Segurança na Indústria do Departamento Nacional do SESI, como uma frente estratégica já em execução. Em maio deste ano, o SESI e o Ministério da Saúde promoveram o Dia D de Vacinação, mobilizando trabalhadores da indústria e a população em geral.
Neste sentido, na abertura do evento, houve assinatura de termo de cooperação entre a Firjan SESI e Secretaria Estadual de Saúde para nova ação de imunização dos trabalhadores da Indústria Fluminense, com a presença de Luiz Césio Caetano, Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, e de Claudia de Mello.
Outro termo de cooperação ainda foi assinado entre a Firjan SESI e a Fiocruz, com o objetivo de integrar produção científica aos desafios reais da Indústria, ampliar o impacto social e tecnológico das pesquisas e promover o intercâmbio de conhecimento entre as duas instituições.
 |
| Flávio Canto, medalhista olímpico e diretor do Instituto Reação | Foto: Vinicius Magalhães / Firjan. |
Hub de Saúde e soluções inovadoras
A programação do evento ainda contou com uma série de palestras e mesas no ambiente Hub de Saúde, com foco em ações estratégicas para o setor industrial e o impacto de produtos e serviços benéficos para a saúde, segurança e bem-estar das empresas.
“Neste ambiente, oferecemos informações valiosas para quem busca aumentar produtividade, inovação e sustentabilidade nos negócios. É um espaço onde a Firjan SESI reforça que investir em saúde é investir na competitividade da indústria e no futuro do trabalho”, afirmou Carlos Magno Lucas, gerente geral de Relacionamento para Negócios da Firjan SENAI SESI.
Conheça o ambiente do Hub de Saúde Firjan SESI
Startups também ocuparam a Casa Firjan com um espaço exclusivo. Quinze healthtechs, deeptechs e logtechs apresentaram soluções inovadoras em estandes individuais e durante pitching sessions, o que possibilitou o desenvolvimento de negócios e parcerias para atender às demandas da Indústria.
As empresas Althea, Buus, CHARYA, Dayaht, Kompa Saúde, Lumeeira, Minha Saúde, MyDIGICARE, Omni Saúde, Pix Force, PlayerUm, ProdutivaMente, Rastreamed, Voa Health e Wisecare. foram selecionadas por apresentarem produtos e serviços voltados para a área de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), bem-estar, produtividade, qualidade de vida, longevidade e/ou segurança viária.
 |
| Palestra de Margareth Dalcolmo lotou o auditório na Casa Firjan | Foto: Vinicius Magalhães / Firjan. |