
Em média, oito corrências de roubo de cargas são registgradas pelas rodovias do estadoFoto: Divulgação
O Panorama de Segurança Pública elaborado pela Firjan aponta um aumento de 10% no número de ocorrências de roubo de carga no estado do Rio de Janeiro, entre os meses de janeiro e agosto deste ano. Foram 188 casos a mais que no mesmo período de 2024. Esse índice representa uma média de 8 ocorrências por dia, das quais 98% foram registradas na Região Metropolitana. A Circunscrição Integrada de Segurança Pública (CISP) 59 - Duque de Caxias, se mantém como a principal concentradora de casos, totalizando 270 registros no período, cerca de 55% a mais que em 2024.
“Caxias continua sendo uma das regiões com altos índices desse tipo de crime, assim, a atuação do Grupo de Trabalho de enfrentamento ao roubo de carga segue com foco no estabelecimento de medidas para combater esse tipo de crime. É essencial intensificar a investigação e desarticular os receptadores, elo central que alimenta e financia essas práticas criminosas”, destacou Roberto Leverone, presidente da Firjan Caxias e Região, à frente do grupo de trabalho com o foco em promover um debate conjunto sobre o tema e buscar por soluções junto aos órgãos de segurança, poder público, empresários e entidades.
Em todo o estado, 7 CISP concentraram 50,3% das ocorrências de roubo de carga, de janeiro a agosto deste ano. Além da Duque de Caxias (CISP 59), o número de registros também foi elevado em Campos Elíseos (CISP 60) com 198 casos, São João de Meriti (CISP 64) - 144, Pavuna (CISP 39) - 121, Bonsucesso (CISP 21) - 105, Vicente Carvalho (CISP 27) – 82 e Belford Roxo (CISP 54) – 78. Pavuna (CISP 39) chama a atenção com os 121 registros, o dobro do mesmo período em 2024.
Pela Baixada Fluminense, outro destaque é o trecho de Nova Iguaçu e Região, que teve uma queda de 19%, com 117 casos entre janeiro e agosto de 2025. Apesar de o número de ocorrências ainda ser significativo, esse foi o menor registro nos últimos 14 anos no perímetro.
Pelo Leste Fluminense a atenção vai para São Gonçalo, que teve um aumento de 182% no comparativo de janeiro a agosto do ano passado. Em 2025, houve um aumento de 69 ocorrências, totalizando 107. No mesmo período, ano passado, foram 38.
Análise isolada de agosto mostra redução nos índices
Apesar do crescimento no acumulado entre janeiro e agosto de 2025, a análise isolada do mês de agosto chama a atenção pela redução de 44% no número de ocorrências no estado, se comparado com 2024. Houve uma queda de 143 casos de roubo de carga em 2025. Ao longo do ano, o mês de agosto também foi um marco no Rio de Janeiro, tendo o menor número de ocorrências (184). Em fevereiro, esse número chegou a 317 registros em todo o estado.
“É fundamental fortalecer e ampliar as ações conjuntas de prevenção e repressão além da participação ativa dos municípios, garantindo que a melhora observada se consolide”, ressalta Isaque Ouverney, Gerente de Infraestrutura da Firjan, destacando ações que apresentam resultados no combate ao roubo de carga, como a Operação Torniquete. Iniciada em setembro de 2024, a operação registra mais de 640 presos e mais de R$ 42 milhões em cargas e veículos recuperados.