
Evento atraiu empresas em busca de alternativas sustentáveis para uma indústria 4.0Foto: Alexandre Brum / Firjan
Com o objetivo de impulsionar o ambiente de negócios no estado, a Rodada de Inovação do Conecta Lab reuniu empresários de Duque de Caxias e região em mais uma edição do evento itinerante, realizado nesta quarta-feira (14/5), nas instalações da Firjan na região. A iniciativa pioneira da Firjan IEL visa promover a inovação, a tecnologia e a sustentabilidade no cenário industrial do Rio. O encontro promoveu interação direta entre empresas e startups, proporcionando um ambiente para a troca de ideias e o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
“Essa é uma iniciativa de grande relevância que impulsiona a atividade industrial pelo estado. Temos aqui pela Baixada Fluminense empresas de grande potencial de crescimento que, a partir das conexões promovidas, podem aprimorar os processos e se desenvolverem de forma inovadora, aproveitando os benefícios oferecidos pela tecnologia para uma atuação sustentável”, destacou o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone.
Os empresários tiveram a oportunidade de conhecer startups selecionadas para o Conecta Lab, que no evento apresentou soluções de negócios desenvolvidas com foco em dois grandes desafios: Indústria 4.0 e Sustentabilidade. Como em uma grande feira de negócios, cada startup pode expor as soluções inovadoras para diferentes setores da indústria.
A iniciativa, que já passou pelos municípios de Volta Redonda, Petrópolis e Macaé, apresenta alternativas para melhor desenvolver as atividades. “O Conecta Lab identifica empresas no estado do Rio que conseguem resolver problemas da indústria. As rodadas de inovação funcionam para conectar as empresas a essas soluções já existentes”, destacou Marcos Oliveira, especialista de Ambientes de Inovação da Firjan.
Para Edilson Mello, diretor da Chacovaco e conselheiro da federação, a troca de conhecimentos é fundamental para o desenvolvimento das empresas. “É uma oportunidade para conheceremos o que há de relevante em termos de inovação para que possamos avançar de forma sustentável”, acrescentou.

Edilson Mello (Chacovaco) considera a troca de conhecimentos fundamental para o desenvolvimento das empresas | Foto: Divulgação
Além das apresentações, o evento contou com a exposição dos resultados do Diagnóstico de Inovação realizado junto às empresas participantes. O diagnóstico é uma ferramenta estratégica que permite às empresas identificar oportunidades de crescimento e desenvolvimento tecnológico, orientando suas ações futuras no competitivo cenário da Indústria 4.0.
Startups apresentaram soluções para diferentes setores
Como o nome já indica, o Conecta Lab promove uma conexão entre os empresários, que têm a oportunidade de conhecer metodologias e mecanismos diversos para melhor desempenhar atividades em diferentes áreas. Uma das startups aceleradas que faz parte do grupo é a Orion, que desenvolve soluções robóticas para inspeções remotas e ensaios em espaços confinados.
"É muito importante para Orion participar da Rodada de Inovação por conta da ampla conexão que a gente consegue fazer nesses eventos promovidos pelo Conecta Lab. Além disso, é uma oportunidade de divulgarmos a nossa inovação e apresentarmos como as nossas soluções podem apoiar as empresas da região", afirmou Scarlet Damazio, engenheira da Orion Inspeções.
Scarlet Damazio, engenheira da Orion Inspeções, startup que desenvolve soluções robóticas para inspeções remotas e ensaios em espaços confinados | Foto: Divulgação