O estado do Rio de Janeiro abriu 16.009 postos de trabalho com carteira assinada em setembro de 2025, de acordo com o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Embora tenha sido o segundo maior contratante no mês passado, somente atrás de São Paulo, o estado fluminense apresentou queda de 16% na abertura de postos de trabalho formais em relação a igual período de 2024, quando preencheu 19.065 vagas.
De acordo com Marcio Afonso, Especialista em Estudos de Competitividade da Firjan, no cenário geral, a análise do desempenho das atividades revela a preparação do setor produtivo para o último trimestre do ano, período marcado por contratações temporárias e pelo aumento da demanda por mão de obra nos segmentos de comércio e serviços em razão das festas de fim de ano.
O setor de Serviços foi o que mais abriu postos formais de emprego, com a contratação de 10.309 trabalhadores. Os principais segmentos responsáveis por tal desempenho foram Alimentação (+1.239), Serviços de Arquitetura e Engenharia (+1.221) e Seleção, Agenciamento e Locação de Mão-de-Obra (+928). Em relação a setembro de 2024, porém, o setor de serviços contratou menos 8,6%.
Indústria fluminense
A indústria fluminense, que contempla os segmentos de Transformação, Extrativa, Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública, ficou em segundo lugar na geração de empregos formais, com a abertura de 3.078 vagas em setembro. Entre os segmentos industriais, a Construção (+1.809) foi a atividade que mais empregou no período, seguida por Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos (+389), Captação, Tratamento e Distribuição de Água (+292) e Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (+222). Apesar das contratações, no geral, a indústria ficou 22,5% abaixo do desempenho de igual mês do ano anterior (+3.971).
Impulsionado pelo segmento varejista (+2.316), o Comércio como um todo abriu 2.721 vagas com carteira assinada. No entanto, o setor foi o que apresentou o pior desempenho em relação a setembro de 2024 (+4.243), com queda de 35,9% no mês passado.
No sentido oposto aos demais setores, a Agropecuária fechou 99 postos formais de trabalho no estado em setembro.
Acesse a Plataforma Retratos Regionais
Pela análise da Firjan, com base nos dados do Novo Caged, o desempenho do mercado de trabalho fluminense foi disseminado pela maior parte dos municípios do estado: 74 dos 92 municípios registraram saldo positivo, dois registraram estabilidade e 16 encerraram vagas formais de emprego. Os municípios que mais contrataram em setembro foram Rio de Janeiro (+7.580), Niterói (+841), Duque de Caxias (+804), Macaé (+529) e Cabo Frio (+474).
Queda de 20,5% dos empregos no terceiro trimestre
Com o resultado de setembro, o estado do Rio de Janeiro acumulou 37.745 postos de trabalho com carteira assinada no penúltimo trimestre do ano, resultado 20,5% inferior que no terceiro trimestre de 2024.
No trimestre, Serviços (+21.205) foi o que mais contratou, seguido pelo setor industrial (+8.688) e pelo Comércio (+7.886). Nos três últimos meses, a Agropecuária fechou 34 vagas de trabalho.
Acesse a plataforma Retratos Regionais, elaborada pela Firjan, e veja também resultados por famílias ocupacionais, meses específicos e regiões do estado.