A queda da produção industrial brasileira - de 0,8% em setembro em relação a agosto - aprofunda a perda de dinamismo do setor ao final do terceiro trimestre e reforça o contraste entre os segmentos. No acumulado de janeiro a setembro, enquanto o ramo extrativo registrou expansão de 5,9% — impulsionado pelo desempenho das atividades minerais e energéticas —, a indústria de transformação apresentou queda de 0,6%. Essa diferença evidencia que o dinamismo da indústria extrativa se deve exclusivamente à conjuntura internacional e não tem se traduzido em uma recuperação disseminada do parque fabril brasileiro. A análise é da Firjan.
O desempenho negativo da indústria de transformação, ressalta a Firjan, ocorre em um ambiente de condições financeiras fortemente restritivas. A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de interromper o ciclo de redução dos juros, mantendo a Selic em 13,75% ao ano, agrava esse quadro ao prolongar a pressão do elevado custo do capital de giro e do financiamento sobre o consumo e os investimentos, penalizando as cadeias produtivas mais atreladas ao ciclo econômico doméstico. Soma-se a esse cenário a deterioração da confiança do empresariado industrial, que permanece no campo do pessimismo. A persistência de indefinições no cenário macroeconômico — alimentada por incertezas quanto à sustentabilidade das contas públicas — aprofunda a cautela dos empresários e inibe os investimentos produtivos e a ampliação da capacidade instalada.
Na avaliação da Firjan, a reversão desse quadro de retração industrial exige mais do que a retomada da queda dos juros. Para a federação, é imprescindível que as expectativas sejam ancoradas por meio de um arcabouço fiscal crível e de avanço em reformas que elevem a produtividade e a competitividade sistêmica. A análise é de que sem sinalizações claras de solvência das contas públicas e estabilidade institucional para o horizonte dos próximos anos o Brasil seguirá enfrentando entraves severos para resgatar a confiança empresarial e viabilizar um crescimento industrial consistente e duradouro.