
Marco Saltini, Roberto Cortes, Henrique Nora Júnior e Adilson DezotoFoto: Firjan
A Firjan participou do Academy Day, na Fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, nesta quinta-feira, 25/04, em Resende. O evento foi marcado pelo anúncio do Projeto CO.DE School, uma parceria entre a VW Caminhões e Ônibus, Fundação Grupo Volkswagen e Firjan SENAI Resende, que visa formar, de forma gratuita, talentos da região Sul Fluminense interessados em programação (coding) e desenvolvimento, com foco na diversidade e inclusão.
A federação foi representada pelo presidente da Firjan Sul Fluminense, Henrique Nora Júnior. A partir da explanação do projeto, ele ressaltou a importância da educação como instrumento de transformação social.
"Iniciativas como o Projeto CO.DE School demonstram o compromisso da Firjan com a responsabilidade social, por meio da educação. Essa parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus corrobora com nossa missão de promover o desenvolvimento social e econômico da região, proporcionando oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho", afirmou Nora.
O evento contou com a presença do presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, que enfatizou a importância do projeto para a região. "Vamos oferecer de forma pioneira na região um programa de formação em programação e desenvolvimento de software, algo bastante procurado nos dias de hoje. É uma iniciativa que vamos priorizar o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para que a gente esteja aqui hoje para fazer esse anúncio, contamos com a parceria da Fundação Volkswagen e a Firjan, por meio da Firjan SENAI Resende", afirmou Cortes.
O Academy Day também contou com a participação do vice-presidente da Firjan CIRJ, Marco Saltini, vice-presidente de Relações Institucionais da VW Caminhões e Ônibus; Adilson Dezoto, vice-presidente de Logística e Produção da VW Caminhões e Ônibus, além do prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, do deputado estadual Tande Vieira e outras autoridades.
O Projeto CO.DE School oferecerá uma formação técnica completa em programação full stack, Java para mobile Android, Kotlin, entre outras áreas, com aulas presenciais na Firjan SENAI Resende. O curso, com início previsto para maio de 2024, tem como objetivo não apenas capacitar os participantes tecnicamente, mas também promover a inclusão e a empregabilidade de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como grupos minorizados.