
Luiz Césio Caetano e Luciano Inácio durante visita ao Café CapitalFoto: Vinícius Magalhães
O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, visitou, nesta sexta-feira (6/2), a fábrica do Café Capital, localizada em Bonsucesso, na zona norte do Rio. Criada em 1943, a empresa orgulha-se de preservar o tradicional aroma e sabor de seus produtos, mantendo a produção de cafés arábica e conilon, além de cappuccino, filtros de papel e coadores de pano, no país considerado o maior produtor e exportador mundial, responsável por quase 40% do mercado global.
A visita incluiu um percurso por parte da planta industrial de 7 mil metros quadrados, acompanhado de Luciano Inácio, sócio-proprietário da empresa e presidente do Sindicato da Indústria do Café do Estado do Rio de Janeiro (Sincafé-RJ).
Com mais de oito décadas de existência, a marca carioca demonstra vitalidade e atenção às demandas de um público consumidor cada vez mais exigente. O portfólio inclui uma linha de cafés certificados, que oferecem diferentes experiências: moído, em grãos e em cápsulas; e tradicional, extraforte, superior, descafeinado e gourmet.
 |
| Luciano Inácio apresenta a linha de produtos ao presidente da Firjan | Foto: Vinícius Magalhães |
Instalada em Bonsucesso desde o fim da década de 1950, a empresa está sob o comando do empresário Luciano Inácio desde 2003. A partir de então, foram realizados investimentos significativos na modernização da indústria, resultando em um aumento superior a dez vezes na capacidade de produção.
As melhorias também contribuíram para tornar a fábrica mais sustentável. O maquinário permite o recolhimento das películas resultantes do processo de torra, que antes eram queimadas e passaram a ser reaproveitadas como adubo. Além da tradição no mercado, o Café Capital também oferece aluguel de máquinas para ambientes profissionais.
 |
| Foto: Vinícius Magalhães |