Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan

Prêmio Faz Diferença: votação acontece até 19 de janeiro

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 23/12/19 13:00  -  Atualizado em  09/01/20 16:28

Em sua 17ª edição, o Faz Diferença reconhece o trabalho, dedicação e talento de brasileiros que serviram de inspiração para o país em 2019. O Prêmio é uma iniciativa do Globo em parceria com a Firjan e a votação popular acontece até 19 de janeiro.

Os indicados para a premiação foram selecionados por jornalistas de cada uma das editorias do Globo, que buscaram pessoas, instituições ou empresas que mais se destacaram nas páginas do jornal. Por sua vez, a Firjan apresentou três empresas para a categoria Desenvolvimento do Rio, em reconhecimento àquelas que mais conseguiram aliar visão de negócios, respeito aos funcionários e ao meio ambiente e ênfase em projetos sociais.

As personalidades que mais se destacaram em 2019 serão conhecidas no dia 1º de fevereiro, quando O Globo publicará um caderno especial. A cerimônia de premiação acontecerá em março.

Conheça os indicados na categoria Desenvolvimento do Rio

Ecoponte

Ecoponte, que integra o Grupo EcoRodovias, é a concessionária da Ponte Rio-Niterói, que tem um movimento diário de cerca de 400 mil usuários. Em fevereiro deste ano, a empresa montou o Projeto Capacitar, que oferece cursos profissionalizantes com o objetivo de ajudar a inserir jovens e adultos de comunidades de baixa renda no mercado de trabalho. Até novembro, formou 500 alunos, mas ainda há módulos mais longos ainda em andamento. Para o primeiro semestre de 2020, o projeto tem vagas abertas em cursos nas áreas de construção civil, automotiva, logística e metalurgia.

Gás Natural Açu (GNA)

A Gás Natural Açu (GNA) é joint venture de Prumo Logística, BP e Siemens voltada para projetos no segmento de energia e gás. A empresa está construindo um parque termelétrico a gás com duas usinas no Porto do Açu, em São João da Barra. Em 2018, para cumprir a meta de priorizar a contratação de mão de obra local, implementou cursos gratuitos de qualificação nas áreas de construção civil e montagem eletromecânica. Como mais de 20% dos mil inscritos eram mulheres, foi formada uma turma de soldadoras. Ao todo, 418 foram considerados aptos a participar do curso. Do total, 330 se formaram em 24 turmas. Deles, 184 foram contratados pela GNA.

Zona Oeste Mais Saneamento

Tendo como acionistas a BRK Ambiental e o grupo Águas do Brasil, A Zona Oeste Mais Saneamento está à frente dos serviços de esgotamento em 22 bairros da região do Rio, como Deodoro, Realengo e Barra de Guaratiba. Em setembro de 2017, a empresa criou o Qualifica Mais para capacitação de mão de obra local na função de bombeiro hidráulico. O programa apoia ainda o desenvolvimento de habilidades sociais para ampliar as chances de empregabilidade.
O programa já formou 58 alunos, sendo 13 mulheres, para atuarem em instalação e manutenção de sistemas hidráulicos. Do total, 25 estavam empregados ou atuando como autônomos após a conclusão do curso. Ao todo, são 124 horas de formação, sendo 82 horas de aulas técnicas presenciais.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida