Prêmio Curta Criativo celebrou as produções de estudantes universitários e de Ensino Médio e técnico.Foto: Marcelo Martins / Firjan
O Prêmio Curta Criativo Firjan SESI 2024 premiou nesta quarta-feira, 27/11, 20 obras audiovisuais de curtas-metragens. Os contemplados foram estudantes de Ensino Médio, cursos técnicos e universidades do estado do Rio de Janeiro, que elaboraram seus projetos a partir da valorização da diversidade cultural, da inclusão e do respeito às diferenças. A cerimônia lotou o Teatro Firjan SESI Centro, com um público de mais de 300 pessoas.
“O Prêmio Curta Criativo incentiva a formação de novos profissionais ligados à arte e à cultura, estimulando o desenvolvimento de novos projetos audiovisuais que propiciem a consciência e experiência sobre carreiras no setor audiovisual, artístico e cultural. Visa também, democratizar o acesso à produção e à fruição da cultura, estimulando a diversidade étnica, artística e cultural”, destacou Antenor Oliveira, gerente de Cultura e Arte da Firjan SESI. “Cultura é Educação, Cultura é Arte e Cultura é Economia Criativa”, finalizou Oliveira, em seu discurso de abertura do evento, que teve como mestres de cerimônia os atores Sergio Kauffmann e Marcielly Vanucci.
O Prêmio Curta Criativo incentiva a formação de novos profissionais ligados à arte e a cultura, estimulando o desenvolvimento de novos projetos audiovisuais que propiciem a consciência e experiência sobre carreiras no setor audiovisual, artístico e cultural. Antenor Oliveira, gerente de Cultura e Arte da Firjan SESI.
A fala do gerente de Cultura e Arte da Firjan SESI é reforçada por dados do “Estudo de Demanda Profissional do Setor Audiovisual”, desenvolvido pela Firjan e pelo Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) e publicado em janeiro deste ano. Segundo o levantamento, no estado do Rio de Janeiro estão localizadas 46% das empresas do setor. A busca por profissionais qualificados é sentida por 71% das 138 empresas fluminenses entrevistadas.
“As recentes leis de cota para o cinema e para a TV paga, sancionadas pelo governo, o que garante mais espaço para as produções nacionais, somadas aos R$ 2,7 bilhões da Lei Paulo Gustavo, destinados especificamente para o audiovisual são informações que destacam o cenário positivo para o setor, que tende a crescer nos próximos anos. O Prêmio Curta Criativo é uma ação que incentiva e visibiliza os trabalhos dos nossos estudantes, algo fundamental para o desenvolvimento constante do mercado”, reforça Leonardo Edde, presidente do Conselho Empresarial da Indústria Criativa da Firjan e do Sicav.
|
Alunos da UFF foram premiados com 1º lugar de melhor curta. Foto: Marcelo Martins / Firjan. |
Instituições privadas e públicas marcaram presença
Jovens universitários de cursos de Cinema, Comunicação, Artes Visuais e Artes Cênicas de universidades públicas ou privadas, puderam se inscrever nesta categoria. Foram selecionados 10 projetos de curtas-metragens, para realização das etapas de pré, produção e finalização. Todos as equipes selecionadas receberam a quantia total de R$ 20 mil para produção e realização dos curtas-metragens.
Assista a todos os curtas da categoria universitária
Os três curtas que levaram os troféus para casa de melhor execução foram: 1º colocado - “Fortunas”, da Universidade Federal Fluminense (UFF); 2º colocado - “É fundamental te ter por perto”, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); 3º colocado - “Lázaro”, do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), da cidade de Campos. Também foram selecionados curtas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL).
Já alunos e alunas de Ensino Médio e de cursos técnicos e de qualificação ligados à área de audiovisual de todo o estado também puderam se inscrever para uma segunda categoria. Entre essas equipes, sete foram representantes do Centro de Referência em Cinema e Audiovisual Firjan SENAI SESI Laranjeiras. Marcaram presença ainda o Centro Integrado de Educação Moderna (CIEM), o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch.
Dez projetos de curtas-metragens foram selecionados. A premiação entregue para os estudantes desta categoria foi um kit multimídia (câmera digital, kit lente, kit tripé, rebatedor, bateria, cartão de memória, microfone de lapela e iluminador de led).
Assista aos curtas da categoria Ensino Médio e técnico
Mais de 300 pessoas assistiram à cerimônia.
Todos os selecionados subiram ao palco ao final da cerimônia.
Antenor Oliveira, gerente de Cultura e Arte da Firjan SESI.
Alunos da PUC-Rio premiados com 2ª colocação na categoria universitária.
Alunos do IFFluminense foram premiados com 3º lugar na categoria universitária.
Alunos da Unirio.
Alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Representantes da produção realizada por alunos da UFF.
Alunas da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL).
Alunos da Firjan SENAI SESI Laranjeiras.
Alunos da Firjan SENAI SESI Laranjeiras.
Alunos da Firjan SENAI SESI Laranjeiras.
Alunas da Firjan SENAI SESI Laranjeiras.
Alunos da Firjan SENAI SESI Laranjeiras.
Alunas da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch.
Premiação aconteceu no Teatro Firjan SESI Centro.