<img height="1" width="1" style="display:none;" alt="" src="https://px.ads.linkedin.com/collect/?pid=4124220&amp;fmt=gif">
Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan

Por que a programação é o novo inglês?

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 29/06/2022 16:37  -  Atualizado em  13/07/2022 14:48

A programação está em tudo. É uma das habilidades para as profissões de hoje e do futuro. Isso porque que o mundo caminha para a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas, o Metaverso e tantas outras disrupções. O fato é que a revolução digital já vem provocando muitas mudanças na sociedade. Quem estiver preparado para entender as máquinas e a internet terá muito mais facilidade para lidar com o mercado. A orientação, portanto, não é muito diferente daquela que todos os pais e responsáveis vivem falando para os seus filhos: aprendam programação – o novo inglês do século XXI, em qualquer idade. Nunca é tarde para começar.

Entender dessa nova linguagem será um diferencial, segundo Sérgio Júnior, docente de Tecnologia da Firjan SENAI. “Precisamos desmistificar que a programação é algo complexo. Esse aprendizado já deveria ser um item básico na educação de qualquer pessoa, mesmo que não seja para viver disso. A programação é uma linguagem e como tal deve ser ensinada, pois ela está inclusa no dia a dia por meio de diversas tecnologias, como as digitais, os celulares, aplicativos e ferramentas cotidianas até de uso doméstico”, ressalta ele.

Formado em Tecnologia da Informação, com pós-graduação em docência dos Ensinos Fundamental e Médio, em Educação Tecnológica e Informática Aplicada em Educação, o docente da Firjan SENAI sugere uma oficina para pessoas que estejam interessadas no assunto. A atividade, lançada pela Casa Firjan na modalidade a distância, oferece um planejamento amplo sobre a matéria, de forma acessível, e atrai alunos a partir dos 16 anos até a terceira idade.

INSCREVA-SE AQUI

“Fazemos uma introdução ao pensamento computacional como pano de fundo. Entender como esses dispositivos operam, não só como funcionam, mas como eles foram programados. Posteriormente, o aluno vai conhecer a lógica da computação: quais são os atalhos, os recursos que podem ser lançados para otimizar o funcionamento dos dispositivos, a partir do MIT Scratch – plataforma criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts para desenvolver lógica de programação. Na sequência, será apresentada aos alunos a linguagem Python, de baixo nível e de baixo entendimento, além de ser muito aplicada no mercado para automatização de tarefas, portões eletrônicos, programação de sites e de aplicativos”, enumera Sérgio Júnior. 

SERVIÇO

Oficina Programação para não programadores 
Inscrições abertas 
Aulas on-line (ao vivo)

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida