
Luiz Césio Caetano participou da solenidade ao lado do governador e do viceFoto: Paula Johas
Lançado na quarta-feira, 15/03, no Palácio Guanabara, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro (Pedes) pretende traçar e executar ações que podem levar ao crescimento do PIB estadual em 27% até 2028, gerando mais de 1 milhão de empregos em território fluminense. O Pedes deve começar a ser aplicado no segundo semestre deste ano, depois de contribuições das entidades que representam setores cruciais na economia do estado, como a Firjan.
Segundo Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da federação, boa parte do que o estado aponta como prioridade já tem sido tema de diálogos entre o empresariado e o governo, que adotou diversas sugestões da Firjan no Pacto RJ. “A Firjan sempre está à disposição do governo para produzir estudos que contribuam para o desenvolvimento do Rio e já dispõe de pesquisas aprofundadas sobre diversos dos setores destacados no Pedes, desde logística, passando por infraestrutura e chegando à economia do mar, entre muitos outros temas. Esse alinhamento é fundamental, tanto para as instituições quanto para o estado, que tem se mostrado aberto a incorporar pleitos defendidos pela Firjan”, ressalta Caetano.
O governador Cláudio Castro salientou a importância de “botar o planejamento estratégico no dia a dia da população”, através das entidades setoriais, citando, entre elas, a Firjan.
O documento de 800 páginas define seis áreas – economia da saúde, economia do mar, cultura e turismo, infraestrutura e logística, petróleo e gás e economia verde – e oito missões alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, empregando uma política sustentável que erradique a pobreza extrema, promova a descarbonização do estado do Rio, fortaleça as economias urbanas e fomente a inclusão socioambiental, entre outras medidas.