A Firjan promoveu encontro virtual com seus associados, em 04/11, que contou com apresentação da Petrobras sobre seu mais novo programa, o Mais Valor. A iniciativa da Petrobras, de se aproximar ainda mais da sua cadeia de fornecedores, vem em resposta proativa à necessidade de fluxo de caixa destas empresas. O principal objetivo do Programa é viabilizar a antecipação de faturas para fornecedores diretos da empresa com a participação de instituições financeiras.
A antecipação de créditos acontece com o pagamento de notas fiscais de bens e serviços performados, através de um ambiente de mercado seguro, em que oferta e demanda de crédito se encontram na realização do chamado leilão reverso. Apresentado de forma antecipada para a Firjan e seus associados, o Programa tem previsão de lançamento para dia 30/11, quando a nova plataforma entrará em operação.
Roberto Ardenghy, diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, esclarece que a intenção dessa ferramenta é disponibilizar mais um recurso para apoiar a cadeia de fornecedores. “Nenhuma empresa de petróleo no mundo consegue sobreviver se não tiver uma cadeia de fornecimento saudável, que seja apta a atender os desafios tecnológicos e financeiros colocados para a nossa rede de fornecedores, no sentido de melhorar os processos”, explica.
O novo programa é uma evolução do antigo Progredir, e, segundo Luiz Césio de Souza Caetano Alves, vice-presidente da Firjan, conta com importantes diferenciais, como um avançado suporte tecnológico. “O Mais Valor oferece ainda uma alternativa de acesso a recursos para as necessidades de caixa de empresas que fornecem para a Petrobras, destaca Caetano.
Capital de giro
Utilizando uma plataforma digital já estabelecida no mercado, o Programa contribuirá para a otimização do capital de giro, com taxas mais competitivas, considerando o baixo risco de pagamento da Petrobras. Os fornecedores poderão visualizar suas faturas e solicitar aos agentes financeiros participantes a antecipação do pagamento de suas notas fiscais de bens e serviços.
A grande inovação do modelo, de acordo com Ricardo Rodriguez Besada, gerente executivo de Finanças da Petrobras, é que nesse leilão reverso o agente financeiro não enxerga quem é o fornecedor do produto ou serviço; o que ele vê é a fatura emitida para a Petrobras. Segundo ele, o aplicativo é intuitivo, não possui custo de adesão, oferece taxas atrativas e prevê que o pagamento seja feito no mesmo dia.
“São diversos agentes financeiros reunidos em um mesmo ambiente. A ideia é ter pluralidade, trazer bancos grandes e pequenos. As taxas serão mais atrativas do que são hoje porque a ferramenta é um marketplace, onde há vários agentes disputando a mesma fatura em um leilão reverso”, pontua.
Para Rodrigo Ugarte, gerente executivo de Suprimentos da Petrobras, a expectativa é que essa venha a ser a plataforma padrão de relacionamento da empresa com os fornecedores. “A nossa ambição é que a utilização desse programa tenha uma abrangência ampla”, enfatiza.
Segundo cronograma da Petrobras, seus fornecedores começarão a ser chamados para treinamentos na plataforma que vai suportar o Programa, e será disponibilizado amplo material de comunicação para que a meta, da Petrobras, de engajamento das empresas fornecedoras e dos bancos parceiros seja alcançada num jogo de 'ganha, ganha, ganha'.