Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Qualidade de Vida / Educação

Parceria Firjan-Michelin para produção de máscaras já disponibilizou mais de mil itens

Itens estão sendo produzidos para uso dos trabalhadores e doação à comunidade

Itens estão sendo produzidos para uso dos trabalhadores e doação à comunidadeFoto: Ald Carrilho

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 28/05/20 11:03  -  Atualizado em  28/05/20 16:43

O programa de formação de costureiros para produção de máscaras de proteção, uma parceria entre a Firjan SENAI SESI e a Michelin, ultrapassou a meta estipulada, alcançando mais de 1.000 unidades confeccionadas pelos funcionários da fábrica de pneus, em duas semanas. A turma já recebeu o certificado da etapa básica do programa e agora aprende como fazer a gestão da nova célula produtiva.

Com aulas presenciais na Michelin, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, viabilizadas pela escola móvel da Firjan SENAI, o curso visa capacitar os colaboradores da empresa na confecção dos itens para uso dos trabalhadores e doação à comunidade. As primeiras máscaras produzidas foram assinadas pela turma de 14 funcionários e irão para as unidades Michelin Mundo.

"Com a alta demanda por máscaras, nossa estratégia é ser autossuficientes, fabricando nossos próprios itens e ajudando as comunidades. Estamos lançando essa fabricação em nossa unidade industrial de Campo Grande, que poderão também servir aos nossos funcionários de toda a América do Sul”, contou Jeff Cima, diretor de atividade OHT da Michelin.

Um dos alunos, Alexsander Venâncio da Silva, funcionário da Michelin há oito anos, agora está inteiramente dedicado a essa nova função. “É realmente gratificante saber que, neste momento de dificuldade que todos vivemos, estou de alguma forma contribuindo para ajudar pessoas que precisam. Vejo as máscaras que faço aqui com meus colegas sendo doadas para asilos, hospitais e comunidades carentes. É uma experiência muito legal.”

Multiplicação do curso

O programa foi fruto da união de esforços de setores da Firjan. A Firjan SENAI Espaço da Moda de Nova Friburgo, com sua expertise na área de vestuário, foi responsável pela idealização e aplicação de todo o conteúdo, enquanto a área de negócios da federação conectou e articulou os envolvidos no projeto.

“O resultado é impressionante, principalmente levando em conta como a delicadeza da confecção da máscara difere de um pneu. Além de terem batido a meta de produção, o grupo está conseguindo fazer a gestão correta da célula”, destacou Milena Cariello, coordenadora operacional de Educação Profissional da Firjan SENAI Espaço da Moda de Nova Friburgo.

O modelo de curso foi tão bem-sucedido que iniciativas futuras já estão sendo planejadas. “Estamos com outras negociações para aplicar ainda este ano o mesmo modelo de programa, com foco em responsabilidade social. Muitas empresas também têm demonstrado interesse em abraçar a ideia”, acrescentou Walace Pires de Oliveira, especialista de Negócios da Firjan.

Rodrigo Santiago, presidente do Sindicato de Artefatos de Borracha do Estado do Rio de Janeiro (SINDBORJ), exaltou a ação. “Com essa parceria, a Firjan colabora para que a Michelin possa promover a proteção dos funcionários, mantendo sua operação, além de permitir que a empresa doe máscaras para as instituições de saúde que estão no seu entorno”.

Leia mais sobre o programa de formação em Firjan SENAI e Michelin unem esforços para produção de máscaras de tecido

Confira as fotos

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida