<img height="1" width="1" style="display:none;" alt="" src="https://px.ads.linkedin.com/collect/?pid=4124220&amp;fmt=gif">
Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Educação

Parceria entre Firjan SENAI e Prefeitura de São Gonçalo garante mais 2 mil vagas em cursos gratuitos

Presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, e o prefeito de São Gonçalo, Nelson Ruas dos Santos

Presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, e o prefeito de São Gonçalo, Nelson Ruas dos SantosFoto: Pedro Kirilos / Firjan

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 29/05/2025 16:08  -  Atualizado em  29/05/2025 16:45

Duas mil vagas para cursos de qualificação profissional serão ofertadas gratuitamente aos moradores do município de São Gonçalo. A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) formalizado nesta quarta-feira (28/5), entre a Firjan, por meio da unidade operacional Firjan SENAI São Gonçalo e a Prefeitura Municipal. Esta é a terceira vez que a parceria é renovada com o município e vai possibilitar a formação profissional para atuação em diferentes áreas da indústria. Serão disponibilizados onze títulos de cursos de qualificação. A previsão é de que as aulas comecem no segundo semestre. As inscrições serão anunciadas, em breve, no site da Prefeitura.

Desde 2023 a Firjan atua em parceria com o poder executivo gonçalense impulsionando a oferta de cursos de qualificação profissional gratuitos na região. Ao todo, até o momento, foram direcionadas para o município 3,2 mil vagas. “Esse é um passo importante para a região. Tivemos resultados muito positivos nas ações anteriores, o que viabiliza a ampliação dessa parceria para contribuir com a formação de mão de obra qualificada para a região”, destacou o presidente Luiz Césio Caetano.

O novo acordo garante a abertura de mais 50 turmas, com aulas nos turnos da manhã, tarde e noite, para os cursos: Eletricista de Obras, Mecânico de Manutenção, Caldeireiro, Soldador Mecânico, Soldador de Aço Carbono Eletrodo revestido 4G, Operador de Máquinas Operatrizes, Assistente Administrativo, Costureiro Industrial do Vestuário, Modelista Modelagem- Manual, Operador de Computador e Operador de Sistemas Computacionais em Rede.

Para que os cursos tenham maior adesão, além da Firjan SENAI São Gonçalo, serão utilizadas as instalações de escolas públicas para ministrar as aulas de alguns títulos. “Esses cursos são de alta necessidade. Nossa população é muito diversificada, com moradores em áreas muito distantes e poder realizar esses cursos nas escolas públicas dessas regiões vai nos beneficiar muito”, enfatizou o prefeito Nelson Ruas dos Santos.

Os cursos oferecidos na região são voltados para a formação nas áreas de maior demanda. “Ofertamos a qualificação profissional nas áreas de maior necessidade. Parcerias como essa são fundamentais para gerar a qualificação profissional que o município precisa”, destacou Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI.

Para o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin, a iniciativa faz parte do trabalho de identificação das potencialidades da região. “Estamos em constante observação do potencial de mercado. A oferta da qualificação profissional está alinhada às tendências, o que gera maior empregabilidade na região”, ressaltou. A assinatura do novo contrato contou com as presenças do gerente executivo regional 4 da Firjan SENAI SESI, Anderson Carolo; do gerente de operações da Firjan SENAI São Gonçalo, Bruno Santos Aguiar; e dos secretários Evanildo Barreto (Desenvolvimento Econômico) e Rodrigo Torregrosa (Gabinete).

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida