O Programa Lab Procel, parceria da Firjan SENAI e Eletrobras, apresentou a empresas do mercado de energia 14 soluções inovadoras em eficiência energética, durante o Demoday Lab Procel, no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Automação Industrial, em Benfica, na zona norte do Rio. Durante dois anos e meio, o primeiro ciclo do programa fomentou o desenvolvimento de projetos e soluções para as áreas de saneamento e os setores residencial, comercial, industrial, de serviços e setor público.
Diretor executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis destaca o resultado altamente satisfatório do programa. A Firjan SENAI, por meio do IST Automação Industrial, foi o hub do programa, em que as empresas selecionadas puderam contar com toda a infraestrutura necessária para testar e aprimorar suas tecnologias. O diretor afirma que os projetos desse primeiro ciclo do Lab Procel possuem o caráter de contribuir para o desenvolvimento econômico do país, com soluções inovadoras para o setor de saneamento, para a indústria ou o poder público, pois o que está sendo entregue ao mercado possui grande nível de maturidade e qualidade. “Não existe país desenvolvido sem inovação. São essas empresas, hoje startups ou micro e pequenas empresas, que vão virar grandes. Então para o PIB industrial isso é fantástico”, enfatiza Reis.
Realizado em 19/05, o evento reuniu mais de 200 convidados, além das 14 startups e pequenas e microempresas aceleradas ao longo do programa. Diante de representantes de empresas dos segmentos de energia, óleo e gás, saneamento, bebidas, siderurgia, automóveis e acessórios, combustíveis e também de universidades e centros de pesquisa, as equipes apresentaram suas soluções para potenciais clientes e interagiram com as demais equipes aceleradas e pré-aceleradas.
Gerente do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), Marcel da Costa Siqueira celebra a conclusão desse primeiro ciclo. “Já tínhamos alguma experiência com projetos de pesquisa, de natureza mais acadêmica, que não chegavam a ser aplicados no mercado. Queríamos realmente evoluir, dar um passo a mais, entendendo que muitas soluções de eficiência energética precisam estar prontas para o mercado, o que alcançamos com a parceria com a Firjan SENAI”, avalia Marcel.
Loren Almeida, responsável pela Inovation Hub Brasil na Enel, aprovou as iniciativas, com destaque para as que desenvolvem inovação para o setor elétrico e de saneamento. “Os projetos já estão maduros. A gente já está em negociação com uma startup. Esse desenvolvimento fortalece a conexão entre a startup e a empresa”, afirma.
O coordenador de Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI e gestor do Programa Lab Procel, Damián Gomez, lembra que a conexão com o “mundo real” foi observada já na primeira chamada pública, realizada em 2020. Dedicada ao setor de saneamento e limpeza urbana, as soluções desenvolvidas já estão em uso em empresas de água e esgoto nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte e Espírito Santo e em um hotel na região da Costa Verde, no Sul Fluminense.
Saiba mais sobre os projetos.