Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Competitividade

Para os sindicatos, 2019 foi um ano de superação

10/12/19 13:51  -  Atualizado em  10/12/19 14:02

Reportagem especial da Carta da Indústria.

O ano de 2019 foi marcado por diversas ações de fortalecimento do associativismo, com a adoção de novas estratégias em busca da sustentabilidade sindical, do atendimento ao interesse coletivo e da representatividade da indústria. Com o fim da contribuição compulsória, os sindicatos fluminenses passaram a oferecer mais produtos e serviços aos associados, agregando valor ao associativismo. A Firjan também ampliou o leque de serviços oferecidos aos sindicatos, numa junção de esforços que vem rendendo frutos que puderam ser observados ao longo do ano.

A comunicação foi peça fundamental nesse processo de reinvenção. Muitos sindicatos, como Induscimento, Rio+Pão, Simperj, Simme e Sinduscon, buscaram serviços da federação nas áreas de assessoramento em comunicação para modernização da marca, consultorias de serviços especializados e divulgação de ações relevantes ao associado. O Sindicato das Indústrias Mecânicas e de Material Elétrico do Município do Rio de Janeiro (Simme), por exemplo, recorreu à Firjan para dar uma nova cara à marca. “O sindicato tem 80 anos de existência e a marca estava defasada. Com o engajamento dos próprios associados e o suporte da Firjan, modernizamos a marca, reforçando o valor do associativismo”, destaca Érica Machado, presidente do Simme, que já nota uma participação maior dos associados.

Muitas atividades aconteceram em parceria. A preocupação em levar conhecimento técnico a todos os empresários do setor de reparação de veículos norteou o projeto “Na estrada com o Sindirepa”. Lançado em agosto pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa), com o apoio da Firjan, a iniciativa ofereceu palestras e divulgou as realizações da instituição para o interior do estado. “O atendimento no interior tinha uma defasagem. Com esse projeto, estamos fazendo novos parceiros e escutando demandas do nosso segmento”, explica Celso Mattos, presidente do Sindirepa. Em 2019, “Na estrada” marcou presença em Três Rios, Barra Mansa e Jacarepaguá e tem agenda cheia para 2020.

Já o Sindicato da Indústria da Construção Civil Centro-Norte Fluminense (Sinduscon-CN) quer atrair novos associados. Para isso, a estratégia tem sido trabalhar na reformulação de seu estatuto, que atualmente deixa de fora microempreendedores individuais (MEIs) e fornecedores de serviços da cadeia produtiva do setor.

“Com a mudança, ampliaremos também a arrecadação do sindicato, além de estreitarmos os laços entre empresários e fornecedores”, afirma Gustavo Sarruf, presidente do Sinduscon-CN.

Para Cesar Bedran, gerente de Associativismo da Firjan, é fundamental que os sindicatos ampliem os serviços para aumentar a representatividade e, assim, manter a sustentabilidade financeira. “Não há dúvidas de que a prestação de serviços de qualidade, buscando sempre a captação e a fidelização de associados, é uma das possibilidades de obter sucesso nessa empreitada”, ressalta.

Prêmio Melhores Práticas

Pensando em modernização, o Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado do Rio de Janeiro (Sindistal), por sua vez, implantou uma central de serviços. Trata-se de uma plataforma de acesso a novos negócios para promoção das empresas associadas. Uma vez qualificadas e habilitadas, elas podem oferecer serviços por meio de um canal coordenado e gerenciado pelo sindicato. A ação foi uma das contempladas pelo Prêmio Melhores Práticas Sindicais 2019, iniciativa da Firjan em parceria com a Fiesp.

O prêmio chegou à terceira edição com a finalidade de valorizar projetos desenvolvidos pelos sindicatos filiados e promover o fortalecimento e o aumento do associativismo. “Temos a ideia de evoluir, crescer sempre, para que os demais sindicatos possam se inspirar. O prêmio vai além do esforço de cada instituição, pois estimula a capacitação”, ressalta Angela Cunha, assessora de Suporte Sindical e Empresarial à Diretoria Firjan. Também foram premiados o Rio+Pão, Sindirepa, Simme, Sinduscon-CN e Simperj.

Vencedores do Prêmio 

. Categoria Comunicação; Produtos e Serviços; Relacionamento com o Associado e Programas de Associativismo

1º Lugar – Rio+Pão: “Padeiro por um Dia” – capacitação e inclusão social de filhos autistas de panificadores.
2º Lugar – Sindirepa: “Luz Câmera e Ação” – produção de vídeos institucionais e de serviços para aproximar associados e stakeholders.
3º Lugar – Simme: “Assessoria Jurídica Trabalhista em Defesa das Associadas” – ação gerou economia de mais de 60% nos honorários advocatícios.

. Categoria Defesa Setorial

1º Lugar – Sindirepa: “Ação judicial em defesa do setor em face ao Crea-RJ” – mandado de segurança coletivo para reduzir burocracia e barreiras à criação de empregos.
2º Lugar – Sinduscon-CN: “Evitando Retrocessos no Ambiente de Negócios da Região” – defesa de interesses conjunta sobre a revisão do Código Tributário Municipal. 
3º Lugar – Simperj: o “Projeto Sementes do Plástico – Fortalecendo com Sustentabilidade a Imagem do Plástico” – ação para ampliar logística reversa e economia circular.

. Categoria Modernização Sindical 

1º Lugar – Sindistal: “Central de Serviços” – plataforma de acesso a novos negócios para as empresas associadas.
2º Lugar – Sindirepa: “Pensar, Planejar, Inovar, Realizar e principalmente ‘Comunicar’. A importância de uma Gestão Executiva” – qualificação executiva que ampliou o número de associados e de parceiros.
3º Lugar – Sindirepa: “O APP na Modernização dos Sindicatos” – aplicativo de gestão.

Novo projeto para 2020

O ano de 2019 foi marcado também pelo desenvolvimento do Novo Programa de Suporte Sindical, a ser oferecido pela
Firjan a partir de 2020. A iniciativa foi pensada e desenhada em conjunto com os empresários. “Esse projeto vem solucionar problemas inerentes a todos os sindicatos e traz uma nova visão de integração”, analisa Sérgio Ramalho, diretor do Comitê Executivo da Firjan CIRJ e presidente do Sindicato da Indústria do Pescado do Rio de Janeiro (Siperj).

Uma das soluções, o Sindworking, tem como proposta garantir um espaço de coworking, localizado na sede da federação, com infraestrutura para instalação física dos sindicatos, contando com estações de trabalho, salas de reunião e serviços de informática. Além de toda essa estrutura, também serão oferecidos apoio contábil-financeiro, gestão administrativa e associativa e apoio jurídico, organizados em pacotes para os filiados.

Este ano, a Firjan ainda ampliou o número de convênios firmados com parceiros, oferecendo condições especiais de serviços e produtos para as empresas associadas a um dos sindicatos filiados à federação ou à Firjan CIRJ. Entre os novos parceiros estão o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec); o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e a Qualicorp. No total, já são mais de 20 convênios, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e aumentar a competitividade dos associados.

Serviços da Firjan para apoiar os sindicatos

. Planejamento Estratégico 

Por meio de consultoria, presidentes, dirigentes e executivos dos sindicatos formulam suas estratégias, orientadas às demandas atuais e futuras, estabelecem e desdobram metas e elaboram planos de ação para atingi-las.
. Suporte Sindical 
Atendimento especializado às principais demandas sindicais e empresariais.

. Mapeamento de Processos 

Cartilha e apoio no mapeamento de processos executados pelo sindicato. 

. Ações em parceria com a CNI 

Realização de oficinas e workshops do Programa de Desenvolvimento Associativo, para aprimorar a atuação dos sindicatos e fortalecer seu vínculo com as indústrias e as federações estaduais.

. Suporte em Comunicação 

Apoio à comunicação do sindicato, com assessoria em materiais de divulgação, boletins, sites, entre outros.

. Treinamento de Associativismo

Treinamento oferecido aos novos executivos sindicais, sobre associativismo e foco em benefícios.

. Programa de Benefícios e Descontos para Associados

Produtos e serviços parceiros com condições especiais para empresas associadas a um dos sindicatos filiados à Firjan ou à Firjan CIRJ.

. Oficinas de Gestão Sindical

Têm o objetivo de abordar temas relacionados à administração sindical.

Leia mais reportagens da Carta da Indústria.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida