
Henrique Nora Jr., presidente da Firjan Sul Fluminense, e Tande Vieira, prefeito de ResendeFoto: Divulgação
A Firjan Sul Fluminense participou, na quarta-feira (28), da reunião do Programa Emprega + Resende, que marcou a assinatura da Carta de Adesão ao Pacto pela Empregabilidade no município. O encontro foi realizado na Firjan SENAI Resende e reuniu representantes do poder público, instituições parceiras e do setor produtivo.
Durante a abertura do evento, Henrique Nora Junior, presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente da Firjan, destacou a importância da articulação entre os diferentes atores para o fortalecimento do mercado de trabalho local e ressaltou o papel da Firjan SENAI na formação de mão de obra qualificada.
“Nenhum ator, sozinho, consegue enfrentar os desafios da empregabilidade. É fundamental unir esforços entre o poder público, o setor produtivo e as instituições de formação para gerar oportunidades reais de trabalho e desenvolvimento”, afirmou Nora Jr.

O presidente da representação regional da federação observou que a qualificação profissional alinhada às demandas das empresas é essencial para garantir competitividade econômica e inclusão produtiva.
Durante a programação, foram apresentados o Plano de Ação do Programa Emprega + Resende e o Portal de Mapeamento de Oportunidades, ferramentas voltadas à ampliação do acesso da população às vagas de emprego e aos cursos de qualificação profissional.
A iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, possui quatro eixos estratégicos alinhadas com as instituições conveniadas: Educação e qualificação contínua; Parcerias público-privadas; Inclusão social e diversidade; e Inovação e empreendedorismo.
“Preparar trabalhadores para as transformações do mundo do trabalho é garantir mais competitividade para as empresas, mais renda para as famílias e mais desenvolvimento para o município”, ressaltou Henrique Nora Jr.
Ao final do encontro, o presidente da Firjan Sul Fluminense assinou a Carta de Adesão ao Pacto pela Empregabilidade, formalizando o compromisso da entidade com as ações do programa no município junto ao prefeito, Tande Vieira.
