<img height="1" width="1" style="display:none;" alt="" src="https://px.ads.linkedin.com/collect/?pid=4124220&amp;fmt=gif">
Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Competitividade / Firjan/ Infraestrutura

OTC Brasil 2025: Firjan lança Cartilha Rede de Oportunidades para Fornecedores

Raul Sanson e Karine Fragoso e Alexandre Gomes Alves em premiação Melhores Fornecedores Petrobras

Raul Sanson e Karine Fragoso e Alexandre Gomes Alves em premiação Melhores Fornecedores PetrobrasFoto: Thelma Vidales/Divulgação

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 30/10/2025 16:01  -  Atualizado em  30/10/2025 16:51

Durante a OTC Brasil 2025, realizada na cidade do Rio, a Firjan lançou a Cartilha Rede de Oportunidades para Fornecedores dos setores de Óleo, Gás, Energias e Naval. Desenvolvida pela Firjan SENAI SESI, a ferramenta digital reúne informações qualificadas para apoiar as empresas em seu processo de inserção como fornecedoras nesses mercados, contribuindo para a qualificação e criação de diferenciais competitivos.

Atrelada à cartilha, foi criada uma Central de Links com as principais documentações necessárias para o credenciamento e a qualificação de fornecedores. O material disponível em painel digital pode ser acessado AQUI.

“A cartilha é parte do nosso Programa Rede de Oportunidades para Fornecedores e foi desenvolvida para servir como um guia às empresas que desejam se qualificar e fornecer para os grandes players do mercado. A ferramenta foi pensada para conectar oferta e demanda, permitindo melhor planejamento e controle pelos empresários — especialmente aqueles que atuam em ambientes intensivos em tecnologia e com linguagem específica, como o mercado de petróleo e gás”, explica Thiago Valejo, gerente de Projetos de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan.

Vice-presidente da federação, Raul Sanson ressaltou a importância de as empresas estarem preparadas para atuar em setores de alta complexidade técnica e com exigências rigorosas de segurança. “São múltiplas variáveis que impactam o dia a dia das operações e dos negócios das empresas. Com o uso da ferramenta e com o suporte das competências da Firjan SENAI SESI, os fornecedores fluminenses e nacionais podem se qualificar para este mercado estratégico”, destacou.

Já no painel técnico da OTC Brasil, o especialista de Petróleo, Gás, Energias e Naval da federação, Felipe Siqueira, apresentou o ‘Mapeamento de fornecedores para eólicas offshore no Brasil e no estado do Rio de Janeiro”. O levantamento identifica onde estão localizadas e como estão preparadas as empresas que podem atuar nesse mercado, quando iniciarem as operações.

Petrobras presta homenagem à Firjan 

No encerramento da OTC Brasil (30/10), a Petrobras promoveu a 8ª edição do Prêmio Melhores Fornecedores, reconhecendo 32 empresas pelo desempenho e colaboração ao longo de sua cadeia de valor. Nesta edição, foi criada a categoria Personalidade do Ano, que destacou a relevante contribuição para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos da indústria brasileira de óleo e gás. A homenageada foi Karine Fragoso, gerente-geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan.

“A homenagem da Petrobras à Karine e à Firjan, ao lado de grandes empresas multinacionais, reforça a atuação da federação na consolidação do mercado de óleo e gás no estado do Rio e no país. Também é um reconhecimento pela excelência dos serviços prestados pelo SENAI e pelo SESI em treinamentos, simuladores, tecnologia e inovação voltados à companhia”, celebrou Sanson, representando a presidência da federação na cerimônia, ao lado do gerente executivo de Suprimentos da Petrobras, Alexandre Alves.

Agradecendo à Petrobras e à Firjan, Karine Fragoso destacou a trajetória de parceria com o setor e o papel da indústria no desenvolvimento do país. “É uma honra representar todos os profissionais que constroem, junto com a Petrobras, as maravilhas produzidas nesse Brasil tão grande”, afirmou.

A executiva também ressaltou a importância de ampliar o desenvolvimento energético de forma equilibrada entre as regiões do país. “Fico feliz em ver a Petrobras avançando na Margem Equatorial, levando desenvolvimento para o Norte do Brasil, uma região muitas vezes esquecida. Que possamos, juntos, construir um país mais próspero, ético e inclusivo”, concluiu.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida