<img height="1" width="1" style="display:none;" alt="" src="https://px.ads.linkedin.com/collect/?pid=4124220&amp;fmt=gif">
Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan

Discussão sobre taxa adicional de insalubridade para calor a céu aberto é adiada

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 23/10/2025 16:08  -  Atualizado em  23/10/2025 16:26

Nos dias 14 e 15 de outubro de 2025, ocorreu em Brasília a 26ª Reunião Ordinária da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), responsável por discutir e deliberar temas relevantes da área de segurança e saúde no trabalho no Brasil. O principal ponto da pauta foi a proposta de alteração do Anexo 3 da Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15), que trata da exposição de trabalhadores ao calor a céu aberto. 

A Firjan, representada pelo gerente Institucional de Saúde e Segurança do Trabalho, José Luiz Barros, teve papel decisivo ao mostrar que a proposta de alteração do Ministério do Trabalho e Emprego, baseada na nova versão da Norma de Higiene Ocupacional (NHO) nº 6 da Fundacentro, poderia gerar impactos elevados e inviáveis às empresas, sem adequada avaliação na Análise de Impacto Regulatório. Diante das divergências técnicas apresentadas, ficou decidido suspender o grupo de trabalho responsável pelo tema até que o governo revise a análise e avalie ajustes normativos. A discussão deverá retornar somente no segundo semestre de 2026 ou início de 2027.

O texto atual do Anexo 3 da A NR-15 continua em vigor e não prevê adicional de insalubridade para calor a céu aberto com fonte natural, ou seja, quando há apenas exposição ao sol.
 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida
 
 

Utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Conheça nossa Política de Privacidade.