Medida defendida pela Firjan há quase 10 anos, a cidade do Rio de Janeiro vai passar a ter novas opções de linhas de transporte público aquaviário. A região que abrange Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes vai ganhar um sistema de barcos com seis estações, com expectativa de atender 85 mil pessoas por dia.
Nota técnica da Firjan divulgada em 2017 já propunha a instalação de novas linhas hidroviárias como alternativa para melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, como essas anunciadas agora. O objetivo era indicar soluções para o insuficiente sistema de transporte público em atender a população.
“O nosso papel é de justamente apontar caminhos para que o poder público coloque em prática ações para a melhoria de vida da população. É com satisfação que vejo esse projeto, que defendemos há tanto tempo, avançar e, assim, melhorar a infraestrutura do Rio de Janeiro”, avalia Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
Conforme divulgado pela Prefeitura do Rio na quinta, dia 2/10, o Consórcio Lagunar Marítimo venceu a licitação do projeto de concessão por meio de uma Parceria Pública-Privada (PPP). Com validade de 25 anos, o contrato já foi assinado e prevê a implantação, operação e manutenção do novo sistema, com prazo de 36 meses para construir cinco terminais obrigatórios.