
Entre os temas debatidos com empresários fluminenses, o ministro destacou o atual momento geopolítico no mundoFoto: Paula Johas
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu nesta sexta-feira (25/3) com a diretoria da Firjan e empresários fluminenses para debater sobre o atual momento geopolítico no mundo, acordos comerciais bilaterais e a COP 30, entre outros assuntos relevantes para o estado do Rio. O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, entregou ao ministro um estudo de impacto econômico para a indústria sobre as possíveis medidas de taxação de 50% nos produtos brasileiros, anunciadas pelo governo dos Estados Unidos para serem implementadas a partir de 1º de agosto.
“Foi um encontro muito proveitoso, na medida em que o ministro atualizou os empresários fluminenses sobre as percepções das ações do governo federal diante da imprevisibilidade que ainda reina sobre a possível aplicação da taxação de 50% pelo governo dos Estados Unidos. Mas as dúvidas ainda são grandes”, disse Luiz Césio Caetano, que defendeu a intensificação do diálogo entre os dois governos.
Também participaram da reunião na Casa Firjan, em Botafogo, o presidente do Conselho Superior da federação, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e representantes da diretoria. Mauro Vieira aproveitou a oportunidade de conversar com os empresários fluminenses para explicitar que o governo federal está empenhado em fechar os acordos comerciais do Mercosul com a União Europeia e com EFTA, assim como reforçar o acordo bilateral com o Canadá. O ministro também falou sobre o envio de missão diplomática para a ONU nesta semana, entre outras ações.