
Presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin, ao lado da vice-prefeita, Verônica JanuárioFoto: Divulgação
O município de Araruama, na Região dos Lagos, é mais um a assinar o Acordo de Cooperação Técnica com a Firjan para a implementação do Programa Licença 4.0, que oferece melhorias nos processos de licenciamento de obras para maior celeridade na concessão de alvará de construção e funcionamento de empreendimentos. A iniciativa foi formalizada nesta quinta-feira (22/1) pela vice-prefeita Verônica Januário; pelo presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin; e pela equipe técnica do programa.
“Essa iniciativa reforça o compromisso da federação com o fortalecimento dos municípios do interior. Ao garantir mais rapidez e segurança técnica na emissão de alvarás, criamos condições concretas para atrair investimentos e estimular um ambiente de negócios mais dinâmico e competitivo”, ressalta Guadagnin.
Araruama é o 11º munícipio fluminense a aderir ao programa
A modernização dos processos de licenciamento no estado do Rio de Janeiro deu um salto significativo com a implantação do Licença 4.0, já presente em municípios como Três Rios, Nova Friburgo, Magé, Miguel Pereira e São Pedro da Aldeia. As cidades estão transformando a relação entre o setor produtivo e o poder público, especialmente em relação à construção civil. Com a aplicação do programa, os prazos foram significativamente reduzidos e, sobretudo, os processos passaram por uma transformação digital. Já em Guapimirim, Vassouras, Itatiaia, Iguaba Grande e Maricá, o Programa encontra-se em fase de desenvolvimento.
O Licença 4.0 é oferecido gratuitamente às prefeituras do estado, com consultoria 100% subsidiada pela Firjan, exigindo poucos ou nenhum investimento adicional. Entre os benefícios estão a atração de novos investimentos, o aumento da arrecadação municipal com mais licenciamentos em menos tempo e a antecipação da contratação de mão de obra e a geração de empregos. O Programa também abre espaço para maior automação e para a adoção de tecnologias como o BIM (Building Information Modeling) na análise de projetos, consolidando um novo padrão de eficiência e competitividade para o setor da construção civil fluminense.