Carlos Frederico Queiroz de Aguiar, Rafael Cervone e Carlos Erane de Aguiar na cerimônia de lançamento do submarinoFoto: Divulgação
O 2° vice-presidente da Firjan, Carlos Erane de Aguiar, representou a federação na cerimônia de lançamento ao mar e batismo do Submarino Tonelero S42, realizada na manhã desta quarta-feira (27/3). O evento contou com a presença dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o da França, Emmanuel Macron durante a apresentação do terceiro submarino da Classe Riachuelo, realizada no Estaleiro de Construção (ESC), localizado no Complexo Naval de Itaguaí.
A construção do submarino faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), resultando do acordo estratégico entre o Brasil e a França em 2008. “Foi uma honra poder participar do lançamento do submarino Tonelero, construído no Rio de Janeiro com tecnologia Francesa. É um importante projeto da Marinha do Brasil para a soberania do nosso país”, destacou Carlos Erane, também presidente do Conselho Empresarial de Defesa e Segurança Pública da Firjan, do Comdefesa da Fiesp, do Sindicato Nacional de Materiais de Defesa (Simde) e Diretor Titular do Departamento de Defesa e Segurança (Deseg).
Submarino Tonelero S42 faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos
O lançamento marca o início do processo de testes do Submarino Tonelero. A iniciativa faz parte do projeto do grupo industrial francês, Naval Group, especializado em desenvolvimento e construção de defesa naval. O evento contou ainda com a presença dos ministros da Defesa, José Múcio; da Saúde, Nídia Trindade; das Relações Exteriores, Mauro Vieira; do governador do Rio, Cláudio Castro; do presidente da Finep, Celso Pansera; do presidente do Conselho de Economia da Firjan e vice-presidente do Conselho Empresarial de Defesa e Segurança Pública da federação, Carlos Frederico Queiroz de Aguiar; e do Presidente do Ciesp e 1º vice-presidente da Fiesp, Rafael Cervone.