O Laboratório de Tintas Imobiliárias, instalado no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Ambiental, conquistou acreditação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Inaugurado em julho de 2016, o local tornou-se o primeiro do tipo no estado do Rio a atender a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, respeitando rigorosos critérios exigidos mundialmente e podendo emitir o selo da instituição nos materiais analisados.
Na acreditação, foram aprovados 14 ensaios de tintas e massas corridas de uso residencial. Os resultados atendem à demanda do Sindicato das Indústrias de Tintas e Vernizes do Município do Rio de Janeiro (Sintirj), de modo a aumentar a competitividade das empresas fluminenses.
Para Carla Giordano, gerente de Inovação da FIRJAN, a certificação permitirá que as empresas passem a ter possibilidades de ampliação de seu portfólio através do desenvolvimento de pesquisas: “O atendimento a esses requisitos mínimos abre portas para o setor criar novos produtos e processos para se adequar às regras ou inovar em processos e produtos de sua fabricação”.
Paulo Roberto Furio, gerente do IST Ambiental, lembra que a inauguração do laboratório permitiu reduzir os prazos de entrega das análises de 60 para 15 dias. Antes, os testes eram realizados fora do estado do Rio, exigindo maior tempo e investimento.
“Já atendemos 10 empresas no laboratório. Agora, a expectativa é ampliar esse número para 50 ainda neste ano, uma vez que o laboratório tem chancela de qualidade pelo Inmetro, aumentando ainda mais a confiança nos resultados analíticos que realizamos”, afirma Furio.
Segundo o presidente do Sintirj, Carlos Augusto Alves, essas conquistas permitirão maior participação das indústrias fluminenses desse setor no mercado nacional: “A ampliação da atuação do laboratório vai facilitar também que fabricantes de outros estados venham produzir suas análises aqui, sem precisar centralizar tudo em São Paulo, como acontecia. O Rio pode se tornar referência para os segmentos de tinta”.
A acreditação do Laboratório de Tintas Imobiliárias aconteceu na segunda quinzena de agosto.