O Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Química Verde, da Firjan SENAI SESI, foi um dos destaques do Prêmio Inventor Petrobras 2025. O reconhecimento foi concedido a partir de dois projetos inovadores desenvolvidos em parceria com a Petrobras, reforçando o papel do instituto como centro de excelência em pesquisa aplicada e desenvolvimento de soluções sustentáveis voltadas aos desafios da indústria nacional.
As tecnologias premiadas envolvem o desenvolvimento de um método e sistema de caracterização de feições por meio de imageamento hiperespectral e a criação de métodos para avaliar o impacto de produtos químicos sobre a água produzida. Os trabalhos contaram com a participação de uma equipe técnica altamente qualificada, composta por pesquisadores como Raquel Galvão, Sirlene Azeredo, Giovanni Bressiani Pedroso, Vinnicius Brant e Beatriz Guimarães, sob coordenação técnica de Antonio Fidalgo, gerente de Pesquisa, Aplicações em Química, Biologia e Saúde da Firjan SENAI SESI Parque Tecnológico.
Soluções tecnológicas
Referência nacional em inovação industrial, o ISI em Química Verde é parte da rede de sete unidades de alta tecnologia da Firjan SENAI SESI no estado do Rio de Janeiro. Essa infraestrutura apoia a indústria com pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e soluções customizadas, promovendo ganhos de produtividade, segurança e sustentabilidade. Além do instituto premiado, a rede inclui os Institutos SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, Sistemas Virtuais de Produção, Inspeção e Integridade, e o Centro de Inovação SESI em Saúde Ocupacional, todos localizados na Cidade Universitária, além do Instituto SENAI de Tecnologia em Engenharia e Design Industrial, em Vila Isabel, e o Instituto SENAI de Tecnologia em Química e Meio Ambiente, no Maracanã.
Pesquisa aplicada
“Nossa pesquisa não se limita à geração de conhecimento, mas foca na produção de soluções tangíveis para problemas industriais, promovendo avanços para a sociedade. Garantimos que a inovação flua da academia para o processo produtivo, com parcerias essenciais para gerar conhecimento científico e projetos multidisciplinares que atendem aos complexos desafios da indústria”, afirma Carla Giordano, gerente regional de Pesquisas e Serviços de Tecnologia da Firjan
A conquista reforça a missão da Firjan SENAI SESI de apoiar o desenvolvimento da indústria fluminense e nacional por meio da ciência, tecnologia e inovação, consolidando seus institutos como parceiros estratégicos na construção de um futuro mais competitivo e sustentável.