Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Economia do Rio / Firjan

Firjan: indústria recupera 51% dos empregos perdidos nos meses mais afetados pela pandemia

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 28/12/20 12:32  -  Atualizado em  28/12/20 14:00

Levantamento feito pela Firjan e divulgado através da Plataforma Retratos Regionais aponta que a indústria fluminense recuperou, de julho a novembro, 51,3% dos postos de trabalho perdidos entre março e junho, meses mais afetados pelas medidas de combate à pandemia da Covid-19 e pelas incertezas em relação à economia. Ao todo, o setor recuperou mais de 18 mil entre julho e novembro dentre as cerca de 36 mil vagas perdidas de março a junho deste ano.

A análise do setor industrial, que contempla a indústria de transformação, extrativa, construção e os serviços industriais de utilidade pública, mostra que o setor manteve desempenho positivo em novembro e registrou o quinto mês consecutivo de contratações. Foram 3.286 vagas abertas em novembro, com destaque para a construção civil (+891), confecção de artigos do vestuário e acessórios (+520), manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (+462) e fabricação de produtos alimentícios (+347).

O comércio recuperou, de julho a novembro, 67% dos postos de trabalho perdidos. Já o setor de serviços, que iniciou a retomada das contratações apenas em setembro, o indicador para o mesmo período é de 8%.

Análise Regional

Em novembro, o estado do Rio de Janeiro apresentou o quarto mês consecutivo de geração de novos postos de trabalho formais. O resultado do mês (+32.673) chama atenção pela intensidade: as vagas geradas em novembro ultrapassam o resultado acumulado em outubro (+16.089), setembro (+9.449) e agosto (5.230).

Todas as regiões do estado do Rio apresentaram saldo positivo de contratações, quando considerados todos os setores econômicos. A Capital foi a principal contratante, com 16.226 novas vagas abertas, seguida pela Baixada (+5.721), Leste Fluminense (+5.302) e Sul (+2.628).

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Também está sendo disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos.

Acesse a plataforma Retratos Regionais aqui .

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida