
Com mais de 2 mil m² de tecnologia, criatividade e soluções inovadoras, China Print é considerada uma das maiores do mundoFoto: Divulgação
A Firjan IEL reuniu lideranças empresariais de seis sindicatos fluminenses do setor gráfico e especialistas da federação em uma imersão técnica nas cidades chinesas de Dongguan, Pequim e Shenzhen para conhecerem empresas locais e as tendências apresentadas na feira China Print 2025. A experiência, entre os dias 8 a 19/5, proporcionou amplo contato com novos produtos e equipamentos, demonstrando o avanço tecnológico do setor.
Márcia Carestiato Sancho, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas de Nova Friburgo (Sindgraf), ficou surpresa com a qualidade do que encontrou na Feira em Pequim. “Tivemos a oportunidade de ver aqui máquinas, equipamentos e acabamentos chineses que nos surpreenderam, tanto em termos de qualidade, como preço. E a gente só tem a agradecer à Firjan IEL por nos proporcionar essa oportunidade”, destacou a empresária, que também é diretora da Firjan.
Já José Magno Vargas Hoffmann, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sindgraf NO) e diretor da Firjan, ressaltou o avanço tecnológico dos equipamentos. “Foi impressionante ver a quantidade e a diversidade de equipamentos expostos, bem como os avanços tecnológicos significativos que estas máquinas incorporaram. Além disso, a troca de informações e experiências com profissionais chineses e de todo o mundo foi extremamente enriquecedora, fortalecendo ainda mais o nosso posicionamento no setor", enfatizou ele.
Na avaliação de Valter Zanacoli Junior, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas de Petrópolis (Sigrap), as visitas técnicas em grandes gráficas de alta tecnologia foram importantes para conhecer in loco os processos industriais. "Esta imersão foi fundamental para ampliarmos nossa visão sobre as tendências que vão moldar o futuro da indústria gráfica. A China mostrou não só avanços impressionantes em tecnologia, mas também uma abordagem estratégica de mercado que inspira. Voltamos com novos conhecimentos, conexões valiosas e ainda mais preparados para impulsionar o setor gráfico fluminense", analisou o diretor da Firjan.
Na China Print, em Pequim, foi realizado um roteiro técnico em expositores selecionados e no segundo dia de visita, um encontro institucional com a Associação das Indústrias de Impressão e Equipamentos de Impressão da China. Confira a extensa lista de expositores da 11ª Exposição de Impressão de Pequim.
 |
Comitiva da indústria do RJ percorre estandes das grandes empresas do setor | Foto: Divulgação |
A feira internacional de impressão e embalagem, no Centro de Exposições Internacionais da China, explorou as últimas tecnologias e tendências. Apresentou diversas tecnologias, como pré-impressão, impressão, pós-impressão, materiais e acessórios, embalagens flexíveis, embalagens rígidas e etiquetas. A importância da inovação e da automação na indústria da impressão e de acabamento também foram destaques no evento.
Visita a empresas
No escritório ChinaInvest para capacitação exclusiva da Firjan IEL, Thomaz Machado, CEO da ChinaInvest, e Leonardo Arend, gerente geral do Escritório de Shenzhen da ChinaInvest, apresentaram um panorama econômico e Industrial da China, o setor gráfico no país asiático e o cluster industrial da província de Guangdong.
O grupo visitou também a Guangdong GreenColor Printing Technology Co., que produz embalagens, livros, catálogos. A fábrica tem 18 linhas de máquinas de impressão e mais de 100 linhas para acabamento.
Em Dongguan, a visita foi à OK Packaging Manufacturing Co., que opera mais de 50 linhas de impressão, laminação e conversão para produzir embalagens flexíveis laminadas, rótulos e etiquetas voltados principalmente ao setor alimentício.
Na Voion Printing Group, a comitiva da Firjan pôde observar como uma das empresas líderes em impressão e embalagem fornece soluções integradas, desde o design, a engenharia, a fabricação inteligente até o gerenciamento global da cadeia de suprimentos de embalagens.
Participaram também da imersão na China as seguintes lideranças: André Batista do Valle Sobrinho, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Rio de Janeiro (Sigrarj); Sergei da Cunha Lima, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Sul Fluminense (Singrasul); e Renata Daflon, vice-presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro (Sigraf).
Acompanharam os especialistas da federação, Cesar Bedran, gerente-geral de Relacionamento; Giorgio Luigi Rossi, gerente da Firjan Internacional; e Carla Geraldo, especialista técnica do Complexo Firjan SENAI SESI Carlos Augusto Di Giorgio Sobrinho, no Maracanã.