
Empresários do setor, palestrantes e organizadores do evento, na Casa FirjanFoto: Paula Johas
Discutir o segmento de embalagens em papel e papel-cartão e contribuir para a inovação, melhoria da gestão e produtividade da indústria gráfica do estado do Rio de Janeiro foram os objetivos do II Seminário Internacional Gráfico 2023, promovido pela Firjan SENAI, em 29/11, na Casa Firjan, ambiente que une inovação, educação, criatividade e tendências como ponto de encontro para a construção de futuros. Com apoio da Associação Brasileira da Indústria Gráfica do Rio de Janeiro (Abigraf-Rio de Janeiro), Two Sides Brasil e Suzano, o evento contou com especialistas nacionais e internacionais, além de empresários e presidentes de sindicatos do setor.
Na abertura do evento, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, ressaltou o apoio da federação ao mercado gráfico. “Os debates conduzem a importantes reflexões sobre tendências, criatividade e uma luz para o nosso mercado. Para a indústria gráfica não pode faltar apoio da nossa instituição. Algumas ações recentes da Firjan SENAI: cursos técnicos, de qualificação profissional e de aperfeiçoamento, com destaque para a oferta gratuita do Curso Técnico em Processos Gráficos, no nosso Centro de Referência em Gráfica que se chama Complexo Firjan SENAI SESI Carlos Augusto Di Giorgio Sobrinho, uma homenagem a esse líder de muitos anos do setor. Temos ainda duas escolas móveis. Minha convicção é de que o seminário impulsione esse segmento da indústria”, ressaltou.

Eduardo Eugenio, presidente da Firjan, durante a abertura do seminário
O evento contou ainda com a presença de Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da Firjan, e dos seguintes presidentes dos Sindicatos das Indústrias Gráficas: José Magno Vargas Hoffmann (do Noroeste – Sindgraf Noroeste); Sergei Lima (do Sul Fluminense – Singrasul); Valter Zanacoli Junior (de Petrópolis – Sigrap); André Batista do Valle Sobrinho (do estado do Rio de Janeiro – Sigrarj); além de Cintia Ozório, vice-presidente do Sindgraf, de Nova Friburgo; e Jaqueline Couto, gerente executiva do Sigraf, do município do Rio.
Nas palestras do dia, foram tratados temas como: Inovação e criatividade; Insights sobre o futuro do papel-cartão; Tendências em embalagens no Brasil; Oportunidades de mercado; e Sustentabilidade e embalagens ecológicas e criativas. "O mercado está em evolução constante e é preciso estar atento para as novas oportunidades. As empresas precisam mudar para acompanhar essas transformações. Entre os desafios destaco ser mais sustentável e notável. Os clientes estão mais exigentes num mundo totalmente digitalizado", afirmou Carla Geraldo, especialista técnica do Centro de Referência em Gráfica da Firjan SENAI SESI.
Confira os temas tratados e os palestrantes:
Painel Internacional
“Tendências sobre o mercado de embalagem na Europa e como atingir a alta performance se destacando em um mercado competitivo” – Ana Cecília | (Portugal) diretora da revista Intergráficas e consultora de comunicação, marketing e impressão.
“Inovação, criatividade ou continuamos como estamos?” – Manuel Cortizo | (Espanha) responsável da Fujifilm EMEA – Portugal, Espanha, França, Israel e África do Sul.
“Insights sobre o futuro do papel-cartão: tendências, inovações e perspectivas do consumidor” – David Luttenberger | (USA) diretor global de Embalagem da Mintel.
Painel Nacional
“Tendências em embalagens no Brasil, movimentos do mercado e inovação” – Luciana Pellegrino | presidente da WPO World Packaging Organisation e diretora executiva da Associação Brasileira de Embalagem (Abre).
“Embalagem: oportunidades de mercado para todos” – Renata Daflon | diretora de Operações e Comercial da Holográfica e proprietária da Embala Melhor Consultoria de Embalagem.
"Aprimorando a sustentabilidade na fabricação de embalagens ecológicas com papel e papel-Cartão de barreiras" – Laura Sanchez Sanchez | proprietária da Nathural Group.
"Embalagens criativas: como potencializar a experiência com as marcas” – Beto Biscesto | diretor criativo na Tátil Design.