
O docente Roberto Assef apresentou os principais aspectos da precificação, entre outros temasFoto: Vinícius Magalhães
O curso Gestão de Custos e Formação de Preços, desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), capacitou empresários do setor de águas minerais sobre os fatores mercadológicos, tributários e financeiros da precificação, além de correlacioná-los a indicadores de resultado. A iniciativa faz parte do Programa de Avaliação da Conformidade da Indústria de Água Mineral do estado do Rio, no âmbito do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi).
Docente do curso, Roberto Assef destacou que o objetivo foi apresentar os principais aspectos da precificação, os diferentes métodos de avaliação de uma empresa através da análise de custos e a medição de capital, por exemplo.
“Foram usadas planilhas que simularam resultados reais nas empresas do setor. Essa prática proporcionou aos empresários reflexões quanto aos diferentes métodos de avaliação de uma empresa por meio dos custos, alternativas de descontos, métrica de capital de giro e relacionamento entre as margens ”, disse.
Segundo Ronaldo Nogueira, especialista técnico Setorial do Sistema FIRJAN, a ideia do curso surgiu após o setor relatar uma carência nessa área. O projeto foi feito em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam).
“O curso foi uma necessidade detectada no âmbito da execução do Procompi, que tem por objetivo desenvolver a percepção do consumidor da diferenciação por qualidade das empresas de água mineral natural das empresas participantes do projeto, por meio de processo de certificação e concessão de selo. O aumento da competitividade das micro e pequenas indústrias é, consequentemente, o resultado esperado. O projeto se encerra em novembro de 2018”, esclareceu.
Proprietário da Mineração Pimenta, Marcelo Victer ressaltou que a proposta do curso vem ao encontro das demandas reais do setor porque muitos fabricantes se preocupam mais com a produção, sem levar em consideração as consequências que esse aspecto pode gerar se não for bem alinhado aos interesses da empresa.
“Já participei de cursos de gestão, porém nenhum com esse nível técnico. Outro ponto que destaco é a análise da empresa conforme o mercado, usando comparativos de índices nacionais. Isso faz com que o empresário possa avaliar de forma mais clara o mercado e, consequentemente, torne o ambiente mais atrativo e lucrativo para todos”, pontuou.
De acordo com o geólogo e consultor Lúcio Caetano, a água brasileira é uma das melhores do mundo por não sofrer nenhum tipo de tratamento químico: “Acredito que esse curso fez com que os empresários repensem o cálculo de um produto tão especial e importante para o ser humano. A nossa ideia é conseguir ampliar o mercado externo da água brasileira promovendo mudanças necessárias”.
Segundo Rosemary Lomelino, consultora de Educação do IEL, ações com esta fortalecem o papel do instituto de escutar a demanda e desenvolver produtos sob medida para que a empresa aperfeiçoe a gestão empresarial, visando a sua competitividade.
O curso Gestão de Custos e Formação de Preços aconteceu em 25 de setembro, na sede da Firjan, na Tijuca.