
Início das aulas está previsto para 23 de fevereiro de 2026.Foto: Divulgação / ICONIC
A ICONIC, em parceria com a Firjan SENAI SESI, está com inscrições abertas para o projeto Elas Transformam, iniciativa lançada para qualificação profissional, inclusão feminina na indústria e desenvolvimento humano. O programa vai formar 20 mulheres como Operadoras de Processos Petroquímicos, ampliando oportunidades de inserção no mercado industrial e fortalecendo a diversidade no setor.
O projeto é destinado a mulheres com mais de 18 anos, moradoras da Baixada Fluminense e da cidade do Rio de Janeiro, e será realizado de forma presencial, com 320 horas de carga horária, na Firjan SENAI Duque de Caxias. A formação é composta por 260 horas de capacitação técnica no curso de Operadora de Processos Petroquímicos e 60 horas de Acompanhamento para o Desenvolvimento Humano, realizada pela Firjan SESI e voltadas ao fortalecimento de competências socioemocionais e à preparação para o mundo do trabalho.
As inscrições estão abertas até 23 de janeiro de 2026, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Firjan, conforme edital do projeto. A seleção prioriza mulheres em situação de vulnerabilidade social, reforçando o compromisso das instituições com a promoção da equidade e da empregabilidade.
Faça sua inscrição
“Investir na formação técnica e no desenvolvimento humano de mulheres é uma forma concreta de ampliar a diversidade na indústria, gerar oportunidades e preparar profissionais alinhadas às demandas tecnológicas do setor”, afirma Bianca Cerbino, gerente executiva de Pessoas da ICONIC.
Com o projeto, a ICONIC e a Firjan SENAI SESI reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento social por meio da educação, com a valorização da presença feminina na indústria e com a construção de caminhos sustentáveis para a geração de renda, autonomia e cidadania.
"O Projeto Elas Transformam nasce com a missão de impulsionar a inclusão social de mulheres, oferecendo não apenas capacitação profissional, mas também um espaço de reflexão e fortalecimento pessoal. Ao abordar temas transversais que ampliam a formação cidadã e desenvolvem competências socioemocionais, o projeto desperta potenciais, renova confiança e abre caminhos para que cada participante conquiste novas oportunidades e eleve sua empregabilidade”, ressalta Eliane Damasceno, gerente de Responsabilidade Social da Firjan SESI.
Leia o edital completo