Dar boas-vindas aos novos integrantes do HUB ODS Rio de Janeiro, mostrar as iniciativas que a Firjan desenvolve na sustentabilidade corporativa e apresentar o calendário das ações que serão promovidas no ano de 2025 foram temas do Webinar Engaja Rio de Janeiro realizado de forma online, nesta quarta-feira (7/5). Criado em 2020, o HUB ODS é o programa do Pacto Global – Rede Brasil que potencializa o engajamento regional das empresas para o alcance dos ODS da Agenda 2030.
Em 2021, a partir de setembro, a Firjan passou a ser formalmente a organização âncora do HUB ODS no Rio de Janeiro, lembrou Jorge Peron Mendes, gerente da Sustentabilidade da federação. “Desde então, a Firjan tem utilizado a nossa capilaridade, a capacidade de comunicação, de transformação e de mobilização para dar visibilidade à agenda, criar oportunidades para que as indústrias se manifestem em relação às boas práticas relacionadas à agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, esclareceu.
Peron destacou a promoção do Prêmio Firjan de Sustentabilidade dedicado às ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e que está com as inscrições abertas até o próximo dia 12.
“O prêmio reconhece e destaca ações de organizações, não necessariamente empresariais, mas que, de uma forma geral, contribuem com a agenda dos ODS. Está aberto para projetos realizados no estado do Rio de Janeiro, no ano de 2024, com resultados mensuráveis”, afirmou.
Na agenda da Firjan para 2025, há ações que já foram realizadas pela federação, que têm conexão direta com os ODS e que podem ser acessadas pelos membros do HUB. Exemplo disso é a publicação Visão Climática para os Negócios, lançada em março, com foco no inventário de gases de efeito estufa, com conexão direta com a temática de mudanças climáticas.
Entre as iniciativas previstas na agenda, está o lançamento, em junho, de uma publicação sobre soluções baseadas na natureza, clima e negócios, durante o Fórum Internacional de Bioeconomia, no Rio. Já em agosto haverá o lançamento de uma pesquisa sobre diversidade na indústria do Rio de Janeiro, uma demanda do Conselho Empresarial de Mulheres da Firjan.
Também este ano, entre outros eventos previstos, será realizada a entrega das premiações das sete categorias do Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2025, que vai ocorrer durante o Rio Construção Summit, em setembro, quando também será publicada a terceira edição da Pesquisa Firjan ESG.
No evento, a Firjan também explicou por que escolheu apoiar a iniciativa do Pacto Global. Segundo Peron, a base de atuação do HUB ODS em termos de conhecimento, engajamento, visibilidade e relacionamento é muito aderente à própria atuação da federação.
"A tomada de decisão pela adesão ao Pacto Global foi consequência dessa análise de que muito do que a Firjan já fazia contribuía com as ações e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, justificou o gerente.
Renata Franco, gerente do HUB ODS do Pacto Global Rede Brasil, que conduziu a discussão, ressaltou que o Pacto Brasil reúne 21 mil empresas em 164 países, formando a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.
“A Rede Brasil é a segunda maior rede do mundo, perdendo apenas para a França. São duas mil empresas para acelerar as pautas dos 10 princípios do Pacto Global. O objetivo é gerar conhecimento, engajamento e dar visibilidade para as empresas que participam”, disse Renata, acrescentando que ainda esse mês será lançada no Pará a nona unidade do HUB ODS do país.