A primeira reunião presencial do Hub ODS RJ, iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, em que a Firjan é a entidade âncora no Rio de Janeiro contou com cerca de 100 participantes, em evento na sede da Firjan, nesta terça-feira (17/10).
Implantada há 20 anos, a rede brasileira hoje é a segunda maior do Pacto Global no mundo, com mais de 21 mil empresas participantes, em quatro regiões do país – Norte, Sul, Sudeste e Nordeste. Cézar Alves, analista de Adesão, Hubs e Novos Negócios do Pacto Global, considera os eventos e encontros dos HUB ODS uma oportunidade de troca entre as empresas e de identificação de sinergias regionais.
“A Firjan tem um papel fundamental na mobilização e engajamento das empresas na implementação da Agenda 2030 no Rio de Janeiro”, comentou Andrea Lopes, especialista em Sustentabilidade da Firjan, na abertura.
Ulisses Oliveira, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Porto Sudeste do Brasil, fez uma apresentação sobre os projetos desenvolvidos pela companhia, sediada em Itaguaí, na Baixada Fluminense. A Porto Sudeste do Brasil ganhou o Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023 em duas categorias: "Águas e Efluentes" e "Estratégias de Engajamento e Promoção da Agenda 2030 dos ODS". O Impacta ODS, projeto de educação ambiental e incentivo à leitura, beneficia alunos de 62 escolas municipais de Itaguaí e duas unidades de assistência social em Mangaratiba. Com diversos programas de conscientização ambiental dirigidos aos 1,5 mil colaboradores, a empresa quer disseminar a responsabilidade socioambiental entre a comunidade local e entre seus colaboradores.
Leia também: Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023 reconhece iniciativas aplicadas por empresa de Itaguaí
“Conseguimos reaproveitar 91% dos 23 mil metros cúbicos de água utilzados no processo industrial, sem causar impacto no abastecimento das regiões do entorno. Mostramos que se uma empresa que movimenta óleo, minério de ferro e carvão consegue diminuir o impacto desses materiais na natureza, qualquer um pode transformar sua maneira de fazer negócios”, afirmou Ulisses.
O Programa HUB ODS do Pacto Global da ONU no Brasil tem como objetivo acelerar, por meio de parcerias regionais, o envolvimento do setor empresarial com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É um mecanismo criado para aumentar o impacto regional nos ODS dentro da vocação de cada estado, alcançando os principais atores das diferentes regiões brasileiras.