
Luiz Césio Caetano, presidente da FirjanFoto: Vinícius Magalhães | Firjan
Em resposta a demandas da indústria por soluções em saúde e para atuar nas necessidades das empresas, contribuindo para eficiência e competitividade, a Firjan SESI lançou o Hub de Saúde na terça-feira, dia 12/8), na Casa Firjan. O hub conecta indústria, universidades, startups e setor público para promover o desenvolvimento e a validação de tecnologias, produtos e serviços que geram impacto no ambiente de trabalho.
Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, destacou que “o Hub tem como objetivo ser um elo em que, através do desenvolvimento e validação de soluções, iremos oferecer respostas para os desafios no ambiente de trabalho”.
Acesse o Hub de Saúde Firjan SESI
Segundo Caetano, esse é um trabalho articulado, utilizando a competência técnica da Firjan SESI e dos parceiros do Hub, com produtividade e eficiência. “Teremos importantes vertentes nesta iniciativa. Destaco Longevidade, Saúde para Inclusão e Tecnologia de Saúde. Com o hub também nos dedicaremos à ciência de dados em saúde, uma pauta muito estratégica para as empresas”, complementa o presidente.
Para Alexandre dos Reis, diretor-executivo da Firjan SENAI SESI, o hub de saúde é um guarda-chuva, em que os problemas são verticalizados, com o propósito de entregar soluções para as indústrias, para as empresas.
(...) o Hub tem como objetivo ser um elo em que, através do desenvolvimento e validação de soluções, iremos oferecer propostas para os desafios no ambiente de trabalho. Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
“A ciência de dados é uma questão que nós temos que focar nesse ambiente da saúde. Todo mundo tem dados espalhados, então, a estratégia é integrar essas informações para que seja possível ter uma base crítica para ser analisada. E, assim, saírem soluções, políticas públicas e de boas práticas de gestão de referencial. Mas tem que ter a ciência de dados para a inteligência artificial (IA), para as startups. A tecnologia é uma ferramenta”, avaliou o diretor, acrescentando que o Hub da Firjan SESI tem o intuito de entregar e materializar as soluções.
Já Emmanuel Lacerda, superintendente de Saúde e Segurança do SESI Nacional, observou que o Hub de Saúde lançado no Rio tem total convergência com a visão estratégica para a saúde nacional, uma visão compartilhada. Ele lembrou que ainda há uma comunidade de trabalhadores das pequenas e médias empresas que tem dificuldade de acesso a serviços de saúde.
“Essa população precisa muito do SESI. Por isso, precisamos ter uma visão de estratégia de levar serviços para esse tipo de empresa, com dificuldades de se reunir para uma ação em escala. Esse é o nosso compromisso do SESI. Temos o dever de criar produtos e serviços para essa população, focando em cima da prevenção, proteção e saúde do trabalhador”.
Para Lacerda, o que vai mover o processo de inovação é a questão do digital. As plataformas digitais permitem ter padrão de operação para medir e aferir resultados e desfechos nas questões dos desafios de saúde.
“A estratégia é levar inovação a partir das demandas concretas e reais em uma lógica de hubs que acredito muito. A nossa plataforma nacional do SESI tem 3 milhões de pessoas, o que oferece uma possibilidade para pesquisa e desenvolvimento, inovação e testes de novos produtos”, informou Lacerda.
Secretária municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Tatiana Roque felicitou a iniciativa e disse que sua intenção é fazer muitas parcerias com o Hub que a Firjan SESI está criando.
“O prefeito Eduardo Paes tem dito que pretende transformar o Rio na capital da inovação e da tecnologia, e a saúde é uma das principais verticais para realizar essa transição. A prefeitura do Rio quer estar com a Firjan SESI nessa iniciativa”, complementou.
 |
Público presente teve acesso a uma série de ativações da Firjan SESI. Foto: Vinicius Magalhães / Firjan. |
A apresentação do Hub da Saúde Firjan SESI, feita por Carlos Magno Lucas do Nascimento, gerente-geral de Relacionamento para Negócios da Firjan SENAI SESI, explicou o que é o ambiente, como e por que foi criado, mostrou seus parceiros estratégicos e divulgou os serviços que serão oferecidos. Entre eles, a identificação de necessidades, captação de recursos, conexão técnica e melhoria de eficiência operacional.
“Nós trabalhamos uma escuta grande empresarial, nos eventos chamados Conecta Saúde, que acontecem em todo o estado do Rio de Janeiro. Mais de 700 indústrias do estado participam das reuniões mensais. Foram estratificadas grandes necessidades e pautas de saúde e RH das indústrias: longevidade, ciência de dados, saúde emocional, tecnologias em saúde, saúde para inclusão e segurança viária”, destacou Magno.
O propósito do hub é estimular novas tecnologias, facilitar parcerias e colaboração estratégica para desenvolvimento e implantação de soluções em saúde de forma ágil, e conectada nas necessidades de qualidade, processos e medidas de prevenção de riscos nas indústrias.
Noélly Mercer, gerente do Centro de Referência em Saúde da Firjan SESI, destacou que o Centro de Referência em Saúde e o Conecta Saúde trazem demandas setoriais, olhando pra cada uma das regiões de forma específica, e apoiando as empresas nessas tendências.
"Em 2025 mais de 700 participantes em nossas ações do Conecta Saúde, somente no primeiro semestre. No mapeamento, foram identificados alguns pontos, como gestão de PGR, saúde mental e emocional e treinamento e capacitação de equipes”, revelou Noélly, informando que haverá mais edições do Conecta Saúde neste segundo semestre.
No evento, também foi lançado a chamada pública (PQ 001/2025) da Firjan SESI para a pré-qualificação de startups como para parcerias de negócios em saúde e segurança e foi anunciado o Prêmio Firjan SESI Saúde 2025.
Acesse o chamamento público de pré-qualificação para startups