Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan

Guia da Firjan para retomada segura das atividades poder ser utilizado em todo o país

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 29/05/20 17:35  -  Atualizado em  26/06/20 13:48

O Guia de Orientações para a Retomada Segura das Atividades Industriais, elaborado pela Firjan, poderá ser utilizado por empresas e suas filiais de todo o país. “As sugestões que constam no documento possuem um caráter mais genérico justamente para que possam ser ajustadas às legislações municipais e, eventualmente, estaduais”, esclareceu José Luiz Barros, gerente institucional de Saúde e Segurança do Trabalho da federação, em transmissão ao vivo realizada nesta sexta-feira (29/05).

O guia foi elaborado a partir da observação do que as indústrias de outros países, já em retomada, vêm realizando. “Todo o conteúdo está alinhado às boas práticas internacionais e ao que vem sendo exitoso em outros países como Itália, Espanha e Portugal”, afirmou Barros.

Para empresas de todos os portes

Ele acrescentou que o documento tem linguagem acessível. “O conteúdo pode ser facilmente aplicado tanto por micro quanto por grandes empresas. A diferença está apenas na profundidade da ação que cada uma irá desenvolver com base em sua realidade específica", explicou. São sete diretrizes essenciais que deverão ser consideradas, a partir de três eixos de atuação, que incluem adequações no ambiente de trabalho, novas rotinas de trabalho e ciclo de cuidado com as pessoas.

Por exemplo, para alcançar a diretriz do “distanciamento social”, as empresas deverão analisar quais das várias recomendações sugeridas se adaptam melhor ao seu contexto. O documento inclui sugestões como separação dos postos de trabalho por barreiras físicas; redução do número de trabalhadores em determinado turno; ou organização do turno em grupo com horários defasados. “Em algumas situações, uma vez adotados os protocolos devidos, o ambiente da empresa será até mesmo mais seguro do que o domiciliar, já que terá que seguir um controle mais rígido e uma maior fiscalização”.

Em formato interativo, o guia também redireciona o leitor, por meio de links, para os demais protocolos elaborados pela Firjan ou por outros órgãos, como a Anvisa. “Nossa proposta é que esse material seja constantemente atualizado, com a adição de links, dada a situação extremamente dinâmica. Esperamos que ele cumpra a sua finalidade, estando alinhado ao que as empresas necessitam no período de retomada”, finalizou Barros.

Baixe aqui o Guia de Orientações para a Retomada Segura das Atividades Industriais.

VEJA O VÍDEO DA TRANSMISSÃO DESTA SEXTA (29/05)

 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida