
Eduardo Eugenio, Geraldo Alckmin e Masami IijimaFoto: Júlio César Silva | MDIC
O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, recebeu nesta quarta-feira (9/4), na sede do ministério, em Brasília, os membros do Wise Group. O objetivo foi a entrega do relatório final da XIII Reunião do Grupo de Notáveis Brasil - Japão, que este ano aconteceu na Casa Firjan, no dia 08 de abril.
Na ocasião, o chairman do lado brasileiro do Wise Group e presidente do Conselho Superior da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, apresentou as atividades realizadas pelo grupo, que propõe, a cada ano, ações para ampliar as relações bilaterais entre os dois países. Pedro Wongtschowski, executivo do grupo Ultra, ficou encarregado de destacar os temas discutidos, que foram “Colaboração para a Descarbonização e Proteção Ambiental”, “Colaboração para Resiliência da Cadeia de Abastecimento e Segurança de Bens e Recursos Essenciais” e “Colaboração em Novas Áreas”. Todas as empresas, tanto do lado brasileiro quanto do lado japonês, tiveram a oportunidade de apresentar seus principais pleitos e ações.
 |
O grupo se reuniu, em Brasília, com o presidente da República em exercício |
Geraldo Alckmin, que recebeu o grupo em 2023 para a entrega do relatório daquele ano, destacou a importância das relações diplomáticas entre os dois países, que este ano completam 130 anos. Alckmin destacou que o presidente Lula voltou entusiasmado da última viagem ao Japão há duas semanas, e que ele vai assumir a presidência do Mercosul no segundo semestre, o que abre um importante caminho para o Acordo de Parceria Econômica com o Japão, tema cuja importância vem sendo reforçada pelo Wise.
O presidente em exercício destacou ainda uma série de segmentos que podem ser ampliados e beneficiados com parcerias entre os dois países, como o combate à crise climática, inteligência artificial, biocombustíveis e reindustrialização. Na área da saúde, por exemplo, ele citou a vacina contra a dengue, produzida com expertise japonesa dando o “Japão como exemplo pela alta expectativa de vida”, e destacando a dedicação de 12% do PIB do país à saúde.
Por fim, Alckmin elogiou a atuação do Wise Group. “Estamos otimistas para avançar em diversas áreas e o Wise Group reúne empresas e profissionais com experiência e espírito público. Por isso gostaria de saudá-los pelo apoio”.