Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Competitividade

Jornada de Transformação Digital vai capacitar empresários em programação gratuita

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 26/04/21 16:51  -  Atualizado em  26/04/21 19:00

Trabalhada pela Casa Firjan desde a sua inauguração, em julho de 2018, a Transformação Digital, agora com um viés mais urgente, foi uma das pautas que marcou o encontro do Conselho de Representantes nesta segunda-feira, 26. Se até pouco tempo atrás, implementar estratégias para se adaptar digitalmente era um diferencial competitivo para as empresas, agora é uma questão de sobrevivência. E foi justamente com esse pensamento que um grupo de trabalho formado por empresários e especialistas da Casa Firjan e Firjan IEL se reuniram ao longo dos últimos 3 meses para discutir estratégias que pudessem esclarecer esse caminho para os empresários.

O principal resultado desses encontros – a Jornada de Transformação Digital para Empresas, promovida pela Firjan IEL – foi apresentado nesta reunião de conselho, e vem com a premissa de oferecer ao empresário, já no mês de maio, um conhecimento mínimo viável para ajudá-lo a definir a estratégia da transformação digital em seus negócios. “Apesar de a Casa Firjan já trabalhar essa pauta em Aquários, Trilhas e cursos, entendemos que era necessário formatar um conteúdo mais introdutório e compreensivo. É importante que os empresários entendam essa visão mais macro para depois pensar em uma estratégia que atenda às necessidades de suas empresas”, explicou Maria Isabel Oschery, gerente de conteúdo e inovação empresarial Casa Firjan IEL.

A Jornada de Transformação Digital para Empresas será uma programação on-line e gratuita, dividida em dois momentos: seminário e capacitação. No primeiro encontro, marcado para 14 de maio, a principal atração será George Westerman, co-presidente do MIT Sloan School of Managemen, e autor do premiado livro "Leading Digital: Transformando a Tecnologia em Transformação? Empresarial”.

Também participam do seminário, Ruy Quadros, professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica, do IG/UNICAMP, que vai abordar a transformação digital em um contexto nacional. Outro destaque do primeiro encontro será a participação de cases de pequena e grande empresa. Gustavo França, chefe da área digital da Gerdau, e Carlos Henrique Lima Sércio, diretor comercial da Telas Guará, empresa de Três Rios, vão compartilhar as lições aprendidas e desafios de implementar novos processos em suas empresas.

Felipe Meier, presidente do Conselho Empresarial de Competitividade da Firjan, observa que a transformação digital está cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro, impactando diretamente na otimização da produtividade, comunicação, relacionamento com os clientes e diversas outras formas que a imaginação permitir. “A pandemia acelerou o processo da transformação digital em diversos setores. As inovações provenientes dessa forma de trabalho tornarão os processos produtivos mais eficientes. Surgirão novas formas de se fazer negócios, as possibilidades serão tantas que, atualmente, somos incapazes de prevê-las em sua totalidade”, avalia ele, que também preside o Sindicato da Indústria de Eletrônica, Telecomunicações, Componentes e Similares do Estado do Rio de Janeiro (Sinditec).

Capacitação gratuita para associados

O segundo momento da Jornada de Transformação Digital para Empresas, com início em 24 de maio, será uma capacitação on-line, realizada em parceria com a TDS Company, empresa com uma década de experiência em inovação digital. A formação será gratuita para empresários associados à Firjan (mediante seleção) e terá a formato de seis encontros com duas horas de duração cada de forma síncrona e 2h de forma assíncrona, totalizando uma carga horário de 24h. O responsável por conduzir os encontros será o cientista-chefe da TDS, empreendedor e professor emérito do Centro de Informática da Federal de Pernambuco, Silvio Meira.

“Esse segundo momento acontece para o empresário se aprofundar e começar a pensar no passo a passo para implementar uma estratégia dentro da sua empresa. Servirá para entender como todo esse processo tem potencial de modificar e alavancar, de fato, o seu negócio”, complementa Maria Isabel. Mais informações sobre a Jornada serão divulgadas dentro dos próximos dias através da plataforma de conteúdo da Casa Firjan e também do Instagram @casafirjan.

Série Transformação Digital na Carta da Indústria

Outro resultado do grupo de trabalho formado pelos conselhos Firjan IEL e Conselho de Competitividade é a série de reportagens sobre Transformação Digital, divulgada pela Carta da Indústria desde março. O objetivo é oferecer conteúdo que atenda à realidade dos pequenos e médios empresários com uma linguagem acessível e exemplos de quem já aplica esses processos na prática. A primeira matéria foi uma entrevista com Ruy Quadros, que participa do Seminário no dia 14. A próxima edição, prevista para ser lançada ainda nesta semana, trará uma reportagem sobre Fabricação Digital para empresas. 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida