Você sabia que a saúde bucal exerce influência significativa sobre a saúde geral do organismo, incluindo o funcionamento do cérebro? A ciência tem reforçado um alerta que ainda surpreende muita gente: a falta de cuidados básicos com os dentes e gengivas pode aumentar o risco de doenças graves, como demência e até Alzheimer. O problema vai muito além da estética ou do mau hálito e envolve processos inflamatórios, por vezes silenciosos, que podem gerar repercussões em órgãos vitais.
“A boca é parte integrante e fundamental para o nosso corpo e não pode ser vista de forma isolada. Infecções bucais podem ocasionar inflamações sistêmicas que impactam diretamente a saúde geral”, explica Cristiano Reguffe, dentista da Firjan SESI.
Gengivas inflamadas e raízes de dentes cariados funcionam como verdadeiras portas de entrada para bactérias nocivas, segundo o especialista. Quando a higiene bucal é negligenciada, esses microrganismos podem ultrapassar a barreira da boca, alcançar a corrente sanguínea e assim regiões sensíveis do organismo, como o coração e o cérebro.
Estudo recente liderado por cientistas do NIA (National Institute of Aging - ou Instituto Nacional do Envelhecimento, em português) vêm reforçando essa relação preocupante e apontam que bactérias associadas às doenças gengivais estão relacionadas ao desenvolvimento da doença de Alzheimer e de outros tipos de demência. Os resultados indicam que esses microrganismos podem contribuir para a formação de placas nocivas no cérebro, agravando processos degenerativos ao longo do tempo.
Segundo Reguffe, a periodontite, inflamação gengival, merece atenção especial. “Quando a gengiva sangra, há sensibilidade, dor, hiperplasia ou retração, ou seja, não é normal. É um sinal de alerta, que pode estar associado a um processo inflamatório”. Ele reforça que, em muitos casos, o problema evolui de forma silenciosa, sem sinais e/ou sintomas perceptíveis ao paciente, como dor intensa, o que faz com que o paciente demore a buscar ajuda.
E os riscos não param no cérebro. A literatura científica já associa a má saúde bucal ao aumento de chances de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC), agravo da diabetes, infecções respiratórias, osteoporose e até complicações na gestação, como partos prematuros e bebês com baixo peso ao nascer.
Conheça os serviços odontológicos oferecidos pela Firjan SESI
Diante desse cenário, o cuidado diário com a higiene bucal deixa de ser um simples hábito e passa a ser uma estratégia de prevenção em saúde. Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir, usar fio dental diariamente e manter consultas regulares ao dentista são medidas básicas, mas extremamente eficazes. “As consultas periódicas não servem “apenas” para prevenir cáries e problemas periodontais. Elas permitem identificar sinais precoces de doenças sistêmicas que se manifestam na cavidade oral”, ressaltou o especialista da Firjan SESI.
Para quem anda adiando a visita ao dentista ou relaxando nos cuidados do dia a dia, o recado é claro: nunca é tarde para mudar a rotina. Pequenas atitudes podem fazer grande diferença ao longo da vida. “Cuidar da saúde bucal é investir em qualidade de vida, longevidade e bem-estar. Não é só sobre sorriso bonito, é sobre saúde”, concluiu Reguffe.
A Firjan SESI oferece assistência odontológica para empresas e pessoas físicas com serviço odontológico de alta qualidade, oferecido em nove unidades distribuídas pelo estado do Rio, além do atendimento “in company” com unidades móveis. Os atendimentos contemplam serviços como clínica odontológica, periodontia, odontopediatria, ortodontia, endodontia, implantodontia, prótese dentária, cirurgia oral menor, além de ações educativas e preventivas.
Com profissionais capacitados e o uso de tecnologias modernas, a instituição garante atendimento acessível, com condições especiais para trabalhadores da indústria e seus dependentes. Para mais informações, clique aqui ou faça contato nos seguintes telefones: 0800 0231 231 (ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio), (21) 3610-6027 e 4002-0231, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Conheça os serviços odontológicos oferecidos pela Firjan SESI