
José Luiz do Nascimento Lima, aluno da Escola Firjan SESI Volta RedondaFoto: Divulgação | Firjan
O estudante José Luiz do Nascimento Lima, do 3º ano do Ensino Médio da Firjan SESI Volta Redonda, foi aprovado nas três etapas de seleção da Delegação Multirregional de Estudantes do SESI/Sistema S, iniciativa nacional que prepara jovens para participarem das maiores simulações da ONU do mundo, realizadas nas universidades de Harvard e Yale, nos Estados Unidos.
José Luiz será o único representante da Firjan SESI no Rio de Janeiro na delegação 2025–2026 e participará de treinamentos oficiais que incluem aulas de inglês, postura diplomática, oratória, resolução de problemas globais, negociação e debates internacionais — competências essenciais para quem ocupará, em breve, uma cadeira nos comitês da Harvard Model United Nations (HMUN) e da Yale Model United Nations (YMUN).
O aluno destaca sua afinidade com diversas disciplinas curriculares como história, geografia e geopolítica, que contribuiu no interesse em integrar a delegação nas simulações da ONU. “Encontrei no debate um universo de ideias onde pude mesclar meus conhecimentos e aptidões na resolução de problemas que afetam o mundo”, afirma José Luiz, acrescentando que a “experiência enriquecerá a convivência com seus colegas no compartilhamento de ideias e cultura, atribuindo altas expectativas. Ser o único representante da Escola Firjan SESI é honroso, uma instituição que acredita, capacita e reconhece o potenciais de seus alunos”, conclui.
Seleção concorrida e destaque nacional
A Delegação Overseas — considerada a maior multirregional do Sistema S no Brasil — reúne estudantes de vários estados e possui histórico de premiações importantes, como Best Delegate, Honorable Mention e Outstanding Delegate em conferências nos EUA e na América Latina. Ser aprovado para este grupo exige desempenho acadêmico, domínio de temas geopolíticos, comunicação e engajamento com propostas diplomáticas.
“A delegação é uma equipe de debates fundada por estudantes internacionais, ex-alunos do sistema S e inclui alunos das universidades americanas. Integrar a delegação junto ao time de representantes brasileiros é gratificante”, conclui o aluno.
Projeto pedagógico que transforma a escola
A Escola Firjan SESI Volta Redonda já desenvolve simulações internas inspiradas no modelo ONU com todos os alunos do 9º ano ao Ensino Médio. Além da conquista individual, a iniciativa se tornou referência na região e o desempenho do estudante reforça o papel da educação da Firjan SESI na formação de jovens protagonistas, capazes de dialogar sobre desafios globais, defender ideias e representar o Brasil em espaços de alto nível.
Ernane Fernades Moura, professor da Escola Firjan SESI Volta Redonda, foi responsável pelo início deste projeto na unidade, conduzindo os trabalhos durante os anos de 2024 e 2025. “Essa conquista de José Luiz na delegação nacional reforça o impacto do projeto, que estimula pensamento crítico, comunicação, liderança e visão global”, comenta Moura.
Para o professor Charles Souza Estoduto, que acompanhará o estudante durante os trabalhos de simulação, a iniciativa das simulações alinhadas ao compromisso da instituição é necessária para uma formação ampla, de qualidade e de autonomia. “O aluno desenvolve habilidades como a oratória, a empatia e o pensamento crítico, contribuindo em uma consciência cidadã e de mundo. Isso prepara os estudantes para os desafios da vida cotidiana, propondo uma reflexão com base em soluções que atravessam o futuro das nações”.
Experiência internacional e impacto futuro
A viagem está prevista para janeiro com retorno em fevereiro, quando os delegados brasileiros participarão nos dias 15/1 a 01/2, de treinamentos presenciais, visitas às universidades de Harvard, Yale e MIT, integração cultural e sessões oficiais de debate com jovens de mais de 100 países.
Ao final, os estudantes obtêm certificações internacionais e ampliam significativamente suas oportunidades acadêmicas — inclusive em universidades estrangeiras, já que as MUNs são consideradas uma das atividades extracurriculares mais valorizadas no processo de admissão.